...Prezados parlamentares e demais gestores da Secretaria da Educação,
Nós, os Agentes de Organização Escolar, já estamos fartos das falas políticas em que não trazem resultados monetários para a nossa categoria.
Estamos fartos das promessas vazias, visto que os agentes de organização escolar que têm mais de 10 anos de estado, não estão enquadrados corretamente e devido aos erros de enquadramento estes não receberam seus devidos valores monetários. Isto é um desestímulo para quem se dedica há tanto tempo a educação.
O Título desta carta é a História do Plano de carreira, pois assim lembraremos do que aconteceu no passado para não deixarmos que o mesmo erro seja cometido no futuro. Se não lembrarmos dos erros do passado, estaremos fadados a aceita-los novamente. Olhem senhores, não mais queremos ser desrespeitados e nem ter o salário ainda mais achatado. Não podemos aceitar o desrespeito que andam fazendo com a nossa categoria.
Por meio desta queremos informar aos senhores, parlamentares, que estamos desprovidos de assistência sindical, este que recebe em dia as nossas contribuições e não é capaz de organizar a categoria afim de cobrar o que está errado e ao mesmo tempo buscar uma solução para um salário tão defasado.
Senhores, há muito tempo estamos jogados ao acaso, são mais de décadas do PSDB no governo e não nos enxergam. Este atual governo continua com a mesma ação de anos atrás, faz promessas das quais não cumprem e estas promessas sempre em tempos de eleição. Já estamos fartos, cansados e desmotivados. Estamos o tempo todo nas instituições, zelando pelo patrimônio, atendendo pais e alunos além de auxiliar professores e gestão no que se refere a assuntos educacionais.
Esta não é uma simples carta de reclamação, mas sim um alerta do nosso descontentamento pois não somos apenas agentes de organização escolar e sim servidores públicos descontentes com o tratamento que estamos recebendo.
Informamos ainda que somos nós quem recebemos as mercadorias que alimentam aos alunos, somos nós quem zelamos pelo patrimônio e se tudo funciona corretamente é porque nós estamos na linha de frente atendendo a todos, desde os alunos como seus pais e comunidade, assim como professores e gestão. Fazemos os pagamentos, apontamos as faltas, abrimos e fechamos o ambiente escolar, trabalhamos arduamente para que tudo ande da melhor maneira possível. Precisamos ser valorizados monetariamente.
Alguns pedidos ...
1) ...Queremos que todos os pagamentos congelados no início da pandemia sejam regularizados, visto que tem pessoas que saíram de férias e até a presente data não receberam o seu 1/3 de férias. Desejamos, ainda, ter o salário atualizado de acordo com o INPC;
2) ...Queremos uma adequação da progressão, e o correto enquadramento, além do pagamento dos atrasados;
3) ... Queremos que a contagem do tempo e o pagamento dos valores retroativos sejam retomados e pagos imediatamente, uma vez que a Lei complementar 173/2020 já deve ser revista pois congelou os salários dos que menos recebem;
4) ...Queremos a imediata contratação e efetivação dos agentes de organização escolar que foram aprovados no ultimo concurso. Concurso este que encontra-se homologado pelo governo do estado;
5) ...queremos que a Revisão dos pagamentos referentes ao plano de carreira anterior seja auditado para que tudo possa ser apurado e os valores devidos sejam pagos;
6) ...Queremos a Redução da Carga horária de (8hs para 6hs) com exclusão da exclusividade de trabalho administrativo e autorização para que os Agentes possam acumular cargo, sendo um de técnico administrativo com outro na área educacional;
7)... Queremos a Inserção dos valores de insalubridade e periculosidade uma vez que atendemos a público variado;
Senhores parlamentares e secretário da educação, o nosso piso salarial de R$1.005,00 reais está abaixo do piso salarial do Estado de São Paulo o qual é de R$ 1.163,55. Trabalhamos com excelência para que a escola esteja sempre a disposição da comunidade escolar, logo faz se necessário que nossa remuneração seja melhorada com urgência.
Estamos vendo nos dias atuais as escolas sendo todas reformadas, não que não deva, más são valores investidos em tecnologia, em infraestrutura e deveriam investir, também, em capital humano. Hoje vemos escolas impecáveis, más com quadro de agentes de organização desmotivados.
Voltamos a ressaltar a importância de recebermos os benefícios que foram congelados e todos os atrasados das últimas progressões que não foram pagos. Isto é o mínimo que o atual governo deveria fazer para reduzir o impacto dos atuais problemas da categoria.
Para finalizar, sabemos que tudo o que foi relacionado e o que estamos pedindo é algo que já deveria ter sido feito, mas como não foi atendido, pedimos que as reivindicações sejam atendidas com a maior brevidade. Estamos pedindo apenas o que é nosso direito.
Quem Assina,
Os Agentes de Organização Escolar em Busca de Melhorias.