Podemos dizer que a comunidade se faz com a aglomeração das pessoas em seus devidos bairros, cidades e estados. Enfim, assim como um Estado está dividido por suas Cidades e as cidades por seus bairros, estes últimos também subdividem-se por sua geografia.
Então, vamos pegar como exemplo o bairro de São Matheus, Zona Lesta da Capital Paulista, este bairro faz divisa com o Jardim Iguatemi, Jardim das Laranjeiras, Jardim da Conquista, Carrãozinho, Rodolfo Pirane, Vera Cruz, Jardim três Marias, Cidade Satélite e muitos outros. Logo, hoje o bairro São Mateus, fundado em 8 de dezembro de 1948 é um bairro imenso com suas peculiaridades, com sua geografia e diferenças nem seu relevo. Podemos dizer que São Mateus tem pontos onde o valor sócio-econômico é bem elevado, más carece de uma infraestrutura melhor para todos.

Podemos citar como melhoria neste comunidades periféricas, a reurbanização das favelas com substituição das vielas por ruas, retirar as pontes e canalizar os córregos assim como canalizar os esgotos que correm às vezes a céu aberto, não podendo esquecer de ajustar o plano urbano para facilitar a mobilidade no bairro, além desta mudança estrutural o investimento em cultura e lazer são de suma importância, mas secundários diante da problemática estrutural.
Com uma mudança na estrutura do bairro todos ganharam, os moradores, seus visitantes e toda a comunidade do entorno, visto que um investimento na estrutura dos bairros periféricos causam impactos enormes na vidada do cidadão fazendo com que estes passem a se sentirem integrados aos demais cidadãos pois o sentimento de igualdade social com as demais localizadas passa a ter visibilidade no rosto de toda a comunidade.
O lazer para todas as comunidades é fundamental, porém, há desafios muito mais importantes e necessário para uma recuperação rápida do espaço degradado afim de entregar a estes cidadãos, que pagam seus tributos, um espaço cuja moradia refletirá no seu bem estar. Há muito o que se fazer e, o poder público tem que ouvir a população para que as demandas sejam atendidas. E você, quer somar ao nosso time para tentar atender a demanda da população. Aguardamos seus contato.
Texto Escrito pelo Colaborador e Amigo Palone
Revisado e adaptado pelo Conteudista Álvaro Jeronymo
suporte.jp007@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário