Dia 8 de março dia internacional da mulher.

Segue um texto para uma reflexão, afinal, será que este dia está contemplando a todas as mulheres?
O dia em questão foi criado para homenagear as mulheres, mas sabemos que não é só o dia 8 de março que é o dia delas, mas sim todos os dias. E, porque todos os dias são o dia delas? A resposta é simples, estas mulheres guerreiras são as que fazem, na atualidade, uma completa gestão nos lares, nas empresas e são boas em tudo que fazem.
Nas épocas mais remotas elas, estas mulheres guerreiras, ficavam mais tempo em suas casas com os seus filhos e cuidavam de todo o trabalho doméstico para que seus  companheiros pudessem trabalhar com tranquilidade e trouxessem o sustento para casa, porém, nos dias atuais estas guerreiras  além de trabalharem em suas casas também desenvolvem atividades externas como: pesquisadoras, diretoras de empresas, médicas, advogadas, administradoras entre outras atividades.
Em relação a tudo o que foi descrito existe uma enorme demanda e, existe muito o que fazer visto que as mulheres são as que mais sofrem nos dias atuais. É claro, nos tempos mais remotos as mulheres sofriam caladas, além de ouvirem diversos insultos de seus companheiros. Hoje, para uma defesa mais célere, temos órgãos especializados nas causas e defesa da mulher. Porém, mesmo com estes órgãos que defendem as mulheres ainda há muito o que fazer para que o dia 08 de março seja um dia realmente de celebração. Agora, será que esta celebração contempla a todas as mulheres?
Após ler alguns posts e ouvir os comentários de uma ou outra mulher Negra compreendi que muitas destas não se sentem contempladas, logo não consideram que o dia 8 de março como sendo um dia para lembrar a luta e os desafios da mulher Negra.
Retomando o ponto onde algumas mulheres Negras disseram que o dia 8 de março não contempla a elas, quero registrar duas passagens: esta data é lembrada pelo acidente que aconteceu com mulheres em uma fábrica em Nova York, quando elas juntamente com alguns homens morreram queimados, sendo que a maioria delas eram Judias. Outro fato que também é marco, mas já levantaram que a informação parece não ser verdade ´e de que um empresário trancou os operários, devido a não querer atender as suas demandas e após trancar a todos ele ateou fogo na fábrica. Como dito, parece que tal fato não é verdadeiro.
Diante destes dois pontos tenho que concordar com o ponto de vista das mulheres negras em não aceitar o dia 8 de março como um dia especial, pois nesta época nada tinha de especial para as mulheres negras, pois elas tinham que trabalhar duro  e não eram reconhecidas como mulheres em todos os sentidos da palavra. Se hoje vemos os preconceitos de diversas formas, imagine naquela época, por volta de 1911. Diante destes pontos venho concordar que o dia foi um marco para homenagear àquelas mulheres que estavam nas fábricas, passando posteriormente a ser reconhecida pela ONU, lá pelos anos de 1975, afim de homenagear a todas as mulheres que lutam pelos seus ideais e dias melhores para todas as mulheres.

https://revistantonieta.wordpress.com/2018/08/16/enedina-alves-marques-uma-memoria-na-engenharia-brasileira/
Conheça e História da 1° Engenheira Negra do Sul do País
Assim, analisando a real situação das Mulheres Negras que, em muitas das vezes, cuidam de seus filhos sozinhas, devido ao abandono do companheiro,  a estas também são relacionados os altos índices de feminicídio. Estas mulheres guerreiras acabam  convivendo com uma desigualdade salarial e ainda sentem forte objetificação de seus corpos e todo o esteriótipo vindo da escravidão, logo, ainda vemos que há a necessidade de uma construção que venha contemplar estas guerreiras, pois vimos que a data foi dedicada para homenagear as mulheres Brancas que, infelizmente, morreram de forma trágica. Portanto, faz-se necessário trabalharmos uma data que possa realmente representar as lutas e bandeiras de todas as mulheres, Negras e não Negras.
Contudo, sabemos que estas guerreiras, as que estão contempladas e as que não estão contempladas estão fazendo história todos os dias pelas lutas que elas veem travando dia a dia. Então, nós homens, devemos dedicar todos os dias para todas as mulheres e passemos a refletir qual o real valor destas mulheres guerreiras, Negras e as não Negras. 
Gostaria de convidar a todos e a todas a conhecerem a história da Engenheira Enedina Alves Marques, primeira engenheira Negra do Sul do País, e ai, vão compreender o porque nem todas Mulheres Negras aceitam a data de 8 de março como dia da mulher. 
Texto Elaborado por Alvaro Exp. Jeronymo para o Grupo CONEBRAS.


Links para acompanhar minhas postagens. 


BLOG:

TWITTER:

FACEBOOK:

INSTAGRAN:











Nenhum comentário:

Resultado parcial referente a enquete sobre a necessidade de termos duas chapas na eleição da Afuse

Olá prezados leitores, Todos sabemos que o mais democrático é ter duas chapas e que cada grupo apresente suas propostas, porém, na ultima el...