O que aconteceu com a questão econômica após 13 de maio - Parte I



Como ficou a parte econômica após a abolição da escravatura.

É sabido que não houve nenhum planejamento para estruturar os ex escravizados. Estes foram libertados e não tiveram como se sustentar pois, não houve uma reserva monetária para nenhum.

Os libertos não tiveram terras, não tinham casa e com isto muitos foram para os morros,  fugindo das perseguições policiais da época. Pois tão logo a liberdade foi concedida logo em seguida vieram as leis que iriam empurrar os negros morro acima ou ladeira abaixo. 

Após a abolição foram criadas as leis que proibiam os negros de frequentarem as escolas, a questão de saúde era inexistente e trabalhos nem pensar. Com os escravos fora das fazendas o Brasil Império incentivou a vinda de estrangeiros para começarem a fazer o trabalho que os escravizados faziam, porém, para estes estrangeiros a mão de obra não era explorada e sim paga.

Com o passar do tempo os negros foram conseguindo se sobressair, foram conquistando seus espaços, começaram a ir para os bancos escolares, continuaram a luta para conquistar mais espaços e hoje começamos a ver timidamente os resultados aparecerem. É claro, tudo foi conquistado com muito suor e lutas e ainda tem muito a ser feito pois a luta é diária. 

Hoje já vemos alguns sinais que a luta de outrora começou a trazer os resultados. Temos empresários Pretos na área da tecnologia e da construção Civil além de muitos no comércio e na moda. Ainda temos muito a conquistar e sabemos que não será fácil, mas quem disse que antes foi. Ainda vemos os reflexos da escravidão em nosso dia a dia. Isto, logo vamos eliminar.

Texto elaborado pelo Conteudista Álvaro Jeronymo.

Nenhum comentário:

ELEIÇÃO DA AFUSE - TRIÊNIO DE 2025 A 2027

Olá caros leitores, e Profissionais da Educação do Estado de São Paulo. A AFUSE é o Sindicato dos trabalhadores administrativos da educação...