HIPERTENSÃO ARTERIAL - por Enfermeira Jussara Nazário

Olá Caros leitores.

Esta pandemia está deixando todos muito preocupados. Não é!

Temos que estar preocupados sim e por isso convidei uma amiga, a  enfermeira Jussara, para escrever um pouco sobre as doenças silenciosa. Esta enfermeira nos presenteou com duas pérolas, ou seja, duas belas matérias as quais vou reproduzir em meu blog para que os leitores possam compreender um pouco mais sobre elas.

A primeira será a respeito da Hipertensão e a segunda, que será redigida em um outro post, irá discorrer sobre a Anemia Falciforme. 

Bom, vamos a leitura da matéria sobre a hipertensão, será importante você compartilhar para que mais pessoas possam se precaver.

-----------------------------Segue o texto

HIPERTENSÃO ARTERIAL

 

PRESSÃO ALTA, O QUE É:

É uma doença crônica, causada pelo aumento da pressão que o sangue exerce nos vasos sanguíneos. É muito perigosa e assintomática, isto é, nem sempre tem sintomas.

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído pelo corpo.

Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 140\90 mm\mg.

A pressão alta ou hipertensão é um dos principais fatores de riscos para ocorrências do acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurismas, insuficiência renal e cardíaca.

Este problema é herdado dos pais, em 90% dos casos, mas temos vários fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo. Temos outros fatores que geralmente passam despercebidos mas que são gatilhos para a elevação da pressão arterial como: exposição ao sol, tempo frio, alimentos picantes, vento, bebidas quentes e produtos de cuidados da pele.

Vale lembrar que estudos apontam que na raça negra a hipertensão é 24,2% maior comparada a adultos pardos (20,0%) e nos brancos (22,1%). Numa comparação entre todas as demais etnias, a doença atinge 11,1% da população indígena; 10% da amarela; 26,3% da parda/mulata; 29,4% da branca e 34,8% da negra

CAUSAS DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

       Hereditariedade em 90% dos casos

       Fumo

       Consumo de bebidas alcoólicas

       Obesidade

       Estresse

       Elevado consumo de sal

       Níveis elevados de colesterol

       Falta de atividades físicas

       Idade acima de 65 anos

Além desses fatores, sabe-se que a incidência da hipertensão arterial é maior em pessoas da raça negra, em diabéticos e aumenta com a idade.

SINTOMAS

Só aparecem quando a pressão excede os limites da normalidade e podem ocorrer: dores no peito, dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraquezas, visão embaçada, sangramento nasal ou ainda dores no estômago ou não aparecer sintoma nenhum, principalmente em pessoas da raça negra.

TRATAMENTO

A hipertensão arterial não tem cura, mas tem tratamento e ela pode ser controlada, porém, somente o médico poderá determinar o melhor método para cada pessoa.

O SUS oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde e também pelo programa de farmácia popular.

Para se ter uma ideia da gravidade da doença no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão arterial!

  • REF BIBLIOGRÁFICA
  • MANUAL ANVISA – MS CARTILHA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL.


Texto Elaborada pela conteudista e Enfermeira:
Jussara Nazário de Lima –    COREN- RJ 235.666



Nenhum comentário:

ELEIÇÃO DA AFUSE - TRIÊNIO DE 2025 A 2027

Olá caros leitores, e Profissionais da Educação do Estado de São Paulo. A AFUSE é o Sindicato dos trabalhadores administrativos da educação...