A engrenagem do relógio, alguém as vêm funcionando ou só olham os ponteiros em busca do fim desejado.

 Prezados Parlamentares Municipais, Estaduais e Federais.


Nós, do Quadro de Apoio e de Serviço da Educação, por meio de uma analogia queremos mostrar a importância de acompanharem as nossas pautas e nos atenderem para que possamos sair desta invisibilidade, assim como os senhores fazem e veem profissionais da saúde e demais profissionais, estamos aqui chamando os senhores para atenderem nossas pautas.

Muitas vezes ouvimos falar que sem o médico não adianta ter o posto de saúde e nem os hospitais vão funcionar, sem o professor as crianças, jovens e adultos não terão aulas e as escolas podem não funcionar, logo, queremos que os senhores parem e pensem: Será que  o relógio sem os ponteiros, que marcam as horas, minutos e segundos, ele irá funcionar?  Enfim, é apenas uma analogia para verem que todos os profissionais são importantes, e muitos desses profissionais não estarão na execução da ação final e nem estarão na linha de frente pois estarão atuando como as engrenagens de um relógio para que o resultado final do processo possa ser alcançado.
Enfim, vou tentar explicar o que estamos vendo e no final iremos solicitar o apoio dos senhores:

O Relógio por exemplo tem várias engrenagens trabalhando após darmos corda ou mesmo colocarmos a pilha. Estas engrenagens trabalham em sincronia, cada uma fazendo a sua função, tem a engrenagem do segundo, do minuto e por fim a da hora. E, será que nós nos importamos se estas engrenagens estão lá trabalhando?
É óbvio que não damos muita importância para o que não vemos, não é? Bom, creio que nós sempre queremos ver o resultado final e não olhamos para as engrenagens que estão em segundo plano, mas apenas para os ponteiros a fim de vermos as horas. Aí fica a questão,  se não houver ponteiros, também não conseguiremos ver o resultado final, é fato. E, se as engrenagens não trabalharem em sincronia? o que ocorrerá? Todos sabemos a respostas, mas alguns parecem não se importar, ou seja, sem funcionar uma das engrenagens não funcionará o processo e não haverá resultado efetivo. Assim, é importante compreender que toda a estrutura é importante e, se uma falha, toda ela poderá ser corrompida.

Agora, quanto aos professores. Eles são muito importantes, sabemos disso, mas tem toda uma estrutura de apoio, digamos, uma grande engrenagem dando o suporte necessário para eles desenvolverem seus trabalhos, os senhores sabem quem dá o suporte? Pois bem, são os profissionais de apoio da educação que atuam nos diversos setores,  trabalhando duro para que eles, os professores, possam se concentrar e dar o seu melhor. E quem são esses profissionais que estão atuando como engrenagem nas escolas? Podemos dizer que somos os invisíveis, muitos ousam chamar de tios, más o correto é nos chamar de Servidores da Educação. Pois bem, no estado somos os profissionais do Quadro de Apoio e Serviço Escolar, ou seja, somos os ( Agentes de Organização Escolar, os Profissionais da Cozinha, os Profissionais da Limpeza, os Secretários e Secretárias da Educação, os Oficiais administrativos) e, na prefeitura temos os ATE's ( Auxiliares Técnicos Administrativos), ambos atuando como engrenagens, nos bastidores, para tudo funcionar. 

Então, tanto os profissionais do QAE/QSE quanto os ATE's das prefeituras são importantes profissionais que atuam na educação, se não fossem estes profissionais os professores teriam que sair da sala de aula para fazer o atendimento na secretaria, fazer a limpeza, fazer as refeições, para atender aos fornecedores aos pais e aos Gestores, os professores teriam também que apontar as presenças e faltas, efetuarem pagamentos, organizar arquivos, lançar notas e cuidar da logística da educação etc. Viram que sem os profissionais do quadro de apoio os professores teriam que sair da sala de aula para atender as questões burocráticas e, a nosso ver, se o professor sair da sala de aula para fazer este serviço burocrático ele ficaria sem receber o Abono Fundeb? Então, qual professor irá sair da sala de aula sabendo que alguns professores defendem que o quadro administrativo não deve receber o Abono?!!! Logo, se não tiver quem atenda o serviço burocrático sabemos que não haverá uma escola funcionando e desta forma não haverá resultados positivos para que o Abono do Fundeb seja pago. Com esta explanação quero registrar que é um absurdo pensar que a equipe de apoio não deve receber o Abono Fundeb. Todos devemos receber por sermos parte da educação.



Nós profissionais da educação atuando em sincronia não devemos dizer que um é mais importante que o outro, vemos que todos devem ser valorizados, todos devem receber os valores de Abono Fundeb além de uma remuneração digna para sustentarmos nossas famílias. Se não formos valorizados fica difícil nos entregarmos por completo, pois estaremos sempre pensando que devemos fazer algo a mais para suprir a necessidade da família. 

Vejam senhores parlamentares, um vale alimentação cujo valor encontra-se na faixa de R$ 12,00 reais, os atrasos no pagamento do ALE (Adicional de Local de Exercício) a não implementação do vale refeição, isto atrapalha o planejamento familiar, pois são valores que já deveriam estar incorporados em nossos pagamentos e com valores atualizados. Vejam alguns pontos: a falta de respeito na questão das remoções, uma vez que o governo chamou servidores contratados antes de fazer as devidas remoções. Tem inúmeras outras questões, como o Reenquadramento dos que ficaram de fora, a valorização dos profissionais que têm mais de 25 anos de dedicação exclusiva, e poderíamos enumerar  ainda mais,  mas as principais no momento foram mencionadas, já a nossa valorização e respeito por nosso trabalho é a pauta principal. Lembrem-se senhores, lidamos com vidas e muitos dos senhores dizem que as crianças são o futuro da nação, mas devem lembrar-se de que nós, as engrenagens dos bastidores, desvalorizados, é quem estamos cuidando, no presente, destes que serão o futuro da nação. 

E, para que nossa pauta possa ser lembrada sempre, vou repetir alguns pontos que queremos no momento: Na esfera federal, queremos que altere a constituição para que nosso cargo administrativo possa acumular funções, assim poderemos atuar na secretaria e quem tem formação na área da educação possa entrar em sala de aula, queremos que descongele o tempo em que houve a pandemia, pois atuamos nas escolas e atendemos pais e alunos além de entregarmos marmitex, queremos um piso nacional para os profissionais da educação e, na esfera estadual, pedimos que seja implementado o vale refeição e reajustado o vale alimentação, queremos ainda o pagamento das progressões e pagamento por dedicação exclusiva para aqueles que não queiram acumular o cargo. 

A valorização da nossa categorias deve ser pauta em todos os debates dos senhores pois somos engrenagens importantes no serviço educacional.  


Respeitosamente Álvaro Jeronymo
Encaminhado aos Parlamentares. 
Governo do Estado QAE/QSE
Prefeituras -  ATE's

Um comentário:

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