OUTUBRO ROSA - O MELHOR REMÉDIO É A PREVENÇÃO

Olá Leitoras e leitores.


Para este mês trago um texto de uma mulher, guerreira e batalhadora, assim como todas as mulheres são. Trago um texto de uma colega que é mãe e batalhadora e que está sempre preocupada com a situação das mulheres como um todo.  

Conforme a Professora e amiga Cláudia, para as mulheres com câncer de mama esta data deixa de ser rosa pois a situação atual é de desconforto total  e por isto este mês tem que ser de luta pois a atual situação está tornando se em uma sensação de luto e desalento para várias mulheres devido o caos na saúde pública. 

No Estado de São Paulo existem apenas 402 mamógrafos (Agência Brasil) na rede SUS para atender um universo enorme de mulheres.  Se considerarmos que temos só na cidade de São Paulo 22,9 milhões de mulheres (Fundação Sead), a cor rosa passa longe do que queremos e serve realmente apenas como um alerta de prevenção.

As enormes filas de espera para fazer exames de prevenção, prejudica ainda mais o processo da doença, que muitas vezes já está acelerada e causando dores. 

Para comemorarmos em um futuro próspero os resultados que queremos faz-se necessário que tenhamos políticos com o compromisso com essas mulheres que tanto precisam de apoio e carinho, visto que está é uma das doenças que quando não mata ela mutila nossas mulheres.

O atual cenário é de luta por políticas que possam atender estas mulheres e por aparelhos que sejam instalados e que tenhamos funcionários capacitados para uma atenção mais humanizadas. Afinal, o que seria de todos nós se não fossem as mulheres. 



VAMOS COMEMORAR QUANDO TIVER REALMENTE UMA POLÍTICA DE PREVENÇÃO SATISFATÓRIA.

SOU AMIGO DO PEITO! PARA AS MULHERES, TODO O MEU RESPEITO.



Nestas Eleições, vamos analisar os Candidatos com muita atenção. Não jogue seu voto fora, nem anule. Ele é o caminho para a valorização das políticas públicas de Saúde e muitas outras.

Acompanhe nosso caminhada - https://www.alvarojeronymo.com

Texto elaborado por Claudia Keila e Álvaro Jeronymo.

Álvaro Jeronymo
Ativista Social, Educador, Escritor e Palestrante.
Voluntário na Associação Comunitária Vila Flávia.
Agente de Organização Escolar do Estado de São Paulo.
Bacharel em Administração e Pós Graduado em Gestão e Direção Escolar. 

Fontes: 

Agência Brasil

Fundação Sead

https://observatoriodeoncologia.com.br/mamografos-para-rastreamento-do-cancer-de-mama-no-brasil/#:~:text=De%20acordo%20com%20Cadastro%20Nacional,%25)%20est%C3%A3o%20dispon%C3%ADveis%20no%20SUS.










Ata da Reunião - Grupo de Agente de Organização Escolar - 08/09/2020

 

ATA DE REUNIÃO REMOTA

Aos oito dias do mês de setembro do ano de dois mil e vinte, realizou-se por meio remoto uma assembleia com os integrantes do quadro de apoio escolar para tratar de assuntos previamente estabelecidos em pauta e pertinentes ao quadro. No início da reunião foi abordado o tema referente a criação de uma chapa de oposição para a atual diretoria que está na administração da AFUSE. Por unanimidade todos concordaram. Em andamento a pauta falamos do processo de remoção dos Agentes de Organização Escolar, as inscrições para a remoção teriam início no dia quinze de agosto de dois mil e vinte, no entanto não aconteceu. Todos os presentes concordaram em elaborar uma petição para encaminhar aos parlamentares solicitando o prosseguimento do processo de remoção. Na sequência abordou-se o assunto referente ao pagamento do auxílio transporte, onde ficou definido que será feito um requerimento solicitando o pagamento do auxílio transporte para as pessoas que necessitam, até que se efetive a remoção. Acompanhando a pauta foi falado do retorno as aulas, a maioria concordou que esse não é o momento mais seguro para que esse retorno ocorra, devido a problemas já conhecidos no ambiente escolar, dentre eles, aglomeração, falta de produtos para a higiene e falta de funcionários para a limpeza dos ambientes. Em exceção, se pronunciou Douglas Fabiano Melo, que é a favor do retorno as aulas para evitar que crianças e adolescentes fiquem na rua. A maioria presente concordou que deve ser protocolado junto a AFUSE documento solicitando que o sindicato deixe explicito sua posição com relação ao retorno presencial das aulas, informando também o que o sindicato pretende fazer para que esse retorno não aconteça. Por fim a assembleia debateu sobre a criação de três grupos de trabalho, grupos que serão compostos por integrantes do quadro de apoio escolar e serão voltados para a criação e redação dos documentos listados acima. Sendo que o grupo 1 seria composto por integrantes que possam conversar com os Agentes que saíram do grupo “Afuse - Queremos Melhoras”, com a finalidade de explicar que a luta deve ser de todos, pois quanto mais pessoas estiverem presentes nos pleitos mais fácil seremos ouvidos e atendidos. A criação do grupo 2 teria a proposta de fazer conversas de orientações política para mostrar a importância de termos um número expressivo que possam formar oposição a atual diretoria e informar da importância dos agentes se candidatarem ao Conselho de Representantes (CR) para estarem habilitados e poderem participar da Chapa de Oposição a atual direção da AFUSE.. A criação do grupo 3 teria o propósito de redigir os documentos a ser encaminhado para os parlamentares.  Por fim, foi votado que todos os três grupos estariam sendo consolidado em um único grupo a ser criado para iniciar e organizar os trabalhos em conjunto. Estiveram presentes na reunião, eu, Mayara Gomes Guedes Capobianco, secretariando a presente reunião, que lavrei a presente ata, o Álvaro Expedito Jeronymo, que participou como moderador da reunião, a Anita Gusmão, o Douglas Fabiano Melo, o Fernando Santos, a Gizelia Rodrigues dos Santos, a Ione Peçanha, o João Paulo Gregório, a Karina Barbosa de Miranda, a Sandra Silva e Tânia Sapia.

Quem é e Como pensa o Álvaro Jeronymo - Candidato a Vereador por SP. VOTE! 50.288

Olá, para aqueles e aquelas que ainda não me conhecem, segue uma breve apresentação.

Sou o Álvaro Expedito Jeronymo, estou Candidato a Vereador - 50.288 - pelo Partido Socialismo e liberdade. Sou militante do Núcleo do Teotônio Vilela e amo estar junto à minha família e aos amigos.

Estou Candidato a Vereador pois assim como muitos estou indignado com os rumos que a política está tomando. Para melhorar não adianta apenas criticar, temos que partir para a ação e eu acredito que a mudança tem que partir de quem quer que a mudança aconteça.

Estou vendo que a educação está um caos, temos que resgatar os valores educacionais e valorizar os educadores. Temos que valorizar o pessoal responsável pela merenda, a equipe de apoio escolar, que atende a comunidade, os alunos e os professores, temos que valorizar a equipe de gestão e valorizar os professores. Todos são educadores, mas é bom sempre ressaltar que a escola se faz por todos.

Esporte de base com instrumento de educação
Temos que ter o esporte de base como instrumento de educação, a cultura Hip Hop, a capoeira, tênis de mesa, futebol de salão, de campo, basquete  entre outras atividades que possam vir a ajudar no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos e alunas, sendo estes um complemento educacional.  


Devemos também dar uma atenção especial a equipe de saúde, principalmente aos enfermeiros, assistentes e médicos que trabalham nos postos médicos situados nas regiões mais carentes de São paulo. Estes são verdadeiros heróis e heroínas. Eles estão a todo momento cuidando de nós e de nossos familiares, devemos respeitar e valorizar o trabalho do bom funcionário público.

Quanto ao profissional da coleta de   lixo, também devemos tirar o chapéu,   visto que estes estão sempre prontos   para ajudar a reduzir o impacto e   estrago que o lixo pode causar no   meio ambiente, além destas pessoas que recolhem o lixo em nossas residência, sempre que posso converso com as pessoas sobre a importância de separar o lixo reciclável do lixo orgânico.

É importante lembrar que devemos facilitar a coleta de materiais recicláveis para que os trabalhadores que recolhem estes materiais possam ficar longe de contaminação, desta forma, eles irão trabalhar com mais facilidade. Temos que ajudar a preservar a vida destes recicladores que tanto bem fazem pela natureza. 

Eu tenho estes pensamentos e sei que muitos podem contribuir para um mundo mais harmônico e solidário. Não adianta eu querer ter milhões no banco enquanto um não tem ao menos uma casa para morar. Não adianta eu ter milhões se outros não tem um pão para comer. Não adianta eu ter milhões, se o outro não tem ao menos uma fonte de renda para sustentar o mínimo de suas necessidades básicas. 

É por estas razões que estou Pré Candidato a Vereador pelo PSOL. Pois se eu quero melhorias, tenho que iniciar a luta por melhorias e, convido você, a juntar-se nesta luta por uma humanidade mais solidária.

Vem comigo nesta luta. Só assim para termos uma São Paulo melhor e, quem sabe, um Brasil e um Mundo melhor. Para isto, preciso do seu apoio, do apoio de seus familiares e do apoio dos seus amigos.


VOTE EM ALVARO JERONYMO PARA VEREADOR - 50.288 e GUILHERME BOULOS E VICE LUIZA ERUNDINA PARA PREFEITURA DE SÃO PAULO. 50



Qual motivo de destruir uma estrutura onde está havendo cursos e projetos.

Caros leitores,

Geralmente queremos um espaço para desenvolver projetos, para levar as crianças para brincar, um espaço para nós jovens e adultos praticar alguns cursos. Nós educadores e galera que organizam oficinas, sempre queremos um espaço dar aulas de xadrez, aula de dança, jogar capoeira, curso de boxe, tênis de mesa. Nós esportistas queremos um espaço para jogar um futebol, todos nós queremos um espaço para desenvolver algo que possa alegrar a comunidade, que tanto sofre sem uma cultura por perto.

Todos nós que vivemos no meio cultural, educacional e esportivo queremos levar diversão e mostrar as diversas culturas existentes,  como Hip Hop e outros gêneros musicais, esportes de impactos e outras modalidades. Enfim, todos queremos um espaço para fazer esporte e nos socializarmos com outros irmão.

Agora, vocês sabiam que no Parque são Rafael tem um espaço maravilhoso, com uma estrutura de dar inveja para várias associações e, o espaço está sendo utilizado para realizar diversas atividades. Tendo ainda agenda para atender outros projetos. Vocês conhecem este espaço, caso não vejam s fotos no final da matéria.

Para quem ainda não conhecia, fiquem sabendo que no CDC SÃO RAFAEL tem diversas atividades, estas tiveram que ser interrompidas apenas por causa da COVID 19, más assim que for possível o espaço que é enorme será palco novamente onde das diversas atividades que ocorriam por lá.

Porém, tem um agravante...

...vocês sabiam que este espaço maravilhoso pode se transformar em uma praça, se nós não nos mobilizarmos.

Sim, você leu corretamente. O espaço pode virar uma praça se nós da comunidade não cobrarmos uma posição do poder público. Qual o motivo de destruir nosso local de atividade?

É, leitores, o CDC SÃO RAFAEL, corre perigo. Precisamos de um olhar carinhoso e cuidadoso da comunidade, pois do contrário vão destruir o que há anos está sendo construído por alguém da comunidade e que se preocupa com a comunidade.  

Agora pergunto: como alguém que sabe que há vários projetos em andamento pode ter um pensamento medíocre e egoísta de querer acabar com tudo e transformar uma ótima estrutura em uma simples praça.

Como pode ter gente medíocre ao ponto de querer destruir o que está dando certo? Para a construção de uma praça, sendo que ao lado do CDC tem uma praça enorme? não faz sentido o que querem fazer. Olhem a praça que tem ao lado do CDC SÃO RAFAEL. Aproveitem e vejam que na praça que já existe a prefeitura não faz a manutenção. Podemos até ver sujeira. Agora, no CDC tem manutenção e tudo lá dentro é limpinho.

Está praça inicia quando termina o CDC.

Qual o real motivo de querer destruir o que foi construído com suor pelo cidadão Anderson, por familiares e amigo?

O atual representante do CDC SÃO RAFAEL, o senhor Anderson, informa que antes de tudo estar como vocês irão ver nas fotos, antes era um espaço abandonado e havia muita sujeira e muito assalto na região. Porém, após o Anderson organizar e dar vida ao espaço onde se encontra as estruturas os moradores passaram a ter paz e não ocorreram mais assaltos.

Então, pergunto novamente: Por que um espaço que está funcionando para acomodar várias atividades deve ser destruído para virar praça. Senhor Vereador que apresentou esta proposta imbecil nós da sociedade civil e moradores do Parque São Rafael queremos uma explicação.

Senhores moradores da região e do entorno do distrito de São Rafael, não dá para ficarmos inertes em uma situação como esta, pois o espaço CDC SÃO RAFAEL pertence ao povo e a comunidade do Parque São Rafael e do seu entorno. Nós não podemos perder um espaço que serviu de palco para diversas festas, incluindo casamentos. Além de o espaço continuar servindo a nossa comunidade como um espaço de lazer e diversão, tanto cultural como esportiva.

 

Convido a todos a verem as fotos do espaço além de outros vários link's para que todos possam conhecer um pouco mais da história do CDC SÃO RAFAEL. 

Vamos juntos salvar este espaço que poderá servir de palco para mais cultura e para projetos que possa fomentar o empreendedorismo cultural. 


Texto elaborado pelo Álvaro Jeronymo
Conteudista, Educador e Ativista Social.






ACOMPANHE O DIÁLOGO: A VERDADE QUE NINGUÉM DIZ, AO ELEITOR POBRE.

Certo dia no bairro pobre da comunidade onde mora o candidato pobre ele se depara com um amigo e ai, inicia-se uma conversa.

Acompanhe a narrativa de como aconteceu a conversa, e na batalha, veja quem tinha razão.


Segue o diálogo:


O Candidato diz:

- Bom dia Sr. José Fernandes, tudo bem! Eu sou o Álvaro Jeronymo pré candidato a Vereador pela cidade de São Paulo e sou morador do bairro.

O Eleitor POBRE responde:

- Bom dia Sr. Álvaro Jeronymo, está tudo bem sim. Fiquei sabendo que o senhor está Candidato a Vereador e o Sr. é do bairro. Estou sabendo disso. Sei da importância, e estou avisando a comunidade.

O Candidato diz:

- Que legal senhor José Fernandes. Então, me diga, como que o senhor está vendo a aceitação da nossa campanha, uma vez que não temos dinheiro para distribuir igual aqueles candidatos que já são ricos.

O Eleitor POBRE responde:

- É Sr. Candidato, Álvaro jeronymo, a aceitação não está muito boa não, as pessoas não querem saber mais de política. As pessoas estão descrentes. Estão a todo momento dizendo que nada muda, que tudo vai continuar da mesma maneira.

O Candidato responde:

- Eu entendo Sr. José Fernandes, eu também encontro algumas pessoas aqui da comunidade e digo a eles e a elas que a mudança começa com a gente. Eu sempre digo a população e, com todos com quem eu falo, que a culpa é nossa pelo Brasil estar como está. A culpa é nossa pela roubalheira dos nossos recursos monetários e naturais.

O Eleitor POBRE se espanta e pergunta:

- Opa! Espere um pouco senhor, Candidato Álvaro Jeronymo.  Por que a culpa é nossa? Não estou entendendo o que nós eleitores temos com a roubalheira desses políticos, com a falta de ética deles e por deixar o país nesta situação. Me explica. Por que nós eleitores somos os culpados? O Senhor precisa explicar, pois o povo e eu não roubamos não.

O Candidato Álvaro Jeronymo sorri e responde:

- Não precisa ficar bravo...risos...é bem simples Sr. José Fernandes. Veja só: - Vamos lá. Vou dar de três situações como exemplo. Olha só! - É apenas exemplo Sr. José, preste bem atenção.

 

Pois bem, diz o Eleitor POBRE, cá estou lhe ouvindo...

...ok, vamos lá. Explique-me, quero só ver a explicação. Quero entender como é que os políticos fazem as coisas erradas e a culpa pela roubalheira é do eleitor. - Então, vamos lá...qual é a explicação para dizer que o eleitor que é o culpado pela desonestidade de alguns políticos. Estou aguardando a explicação. Agora Quero entender como o eleitor pode ser o culpado!

 

O Candidato inicia a explicação com uma pergunta:

Pois bem, senhor José Fernandes. Veja bem: O senhor em sua última eleição sabe em quem o senhor votou?

 

O Eleitor POBRE responde:

- Sim, sei sim. Eu votei no candidato dos Ricos, ele falava bonito, vestia se bonito e tinha um monte de pessoas junto com ele pedindo voto para ele. Ele estava aqui na comunidade, distribuindo santinhos ajudando os moradores com uns tijolos. Tinha até churrasco patrocinado pelo candidato RICO e o povo foi chegando. Depois, no meio da festa o candidato RICO disse que ia arrumar umas cestas básicas, umas telhas para uns barracos, mas até hoje, depois da eleição, não voltou mais na comunidade. Ganhou as eleições e sumiu. Só vê ele lá na televisão.

 

O Candidato morador do bairro, Álvaro Jeronymo, responde:

- Está vendo ai. Viu a culpa do eleitor. O eleitor acreditou em papai noel. Isso não pode acontecer. o Voto é Sério. Tem que ser voluntário na campanha para valorizar o Candidato que possa respeitar seu voto.

O Eleitor POBRE pensa um pouquinho e responde:

- Bom, eu não, não vi erro não. O CANDIDATO que é Rico e quer ser VEREADOR, pediu o voto. Foi ele quem prometeu que ia dar umas coisinhas para a comunidade. Ninguém estava pedindo nada, mas todos queriam pegar quando ele trouxe as coisas...tijo, telha, sapato, camisa de time...

 

O Candidato Álvaro Jeronymo responde:

- Então Sr. José Fernandes. Veja só: um dos motivos de o político roubar é pelo fato de que ele acaba sendo colocado no poder sem que a população conheça os projetos que ele tem para apresentar. A população quer um tijolinho, quer uma telha, quer essas coisas que um político não pode nem deve oferecer. Se um político oferecer isso ele deve ser denunciado, isso é crime.

 

O Eleitor POBRE responde:

- Agora estou começando a compreender. Explique um pouco mais senhor Álvaro Jeronymo. Quero saber. Pois agora quero entender para nenhum candidato me enrolar mais.

 

O Candidato Álvaro Jeronymo volta a explicar:

Sr. José Fernandes, para o candidato RICO fazer as festinhas particulares ele vai ter que tirar dinheiro de algum lugar. E, se ele é Rico, como você disse, então ele vai querer repor o que ele gastou com o churrasco feito junto com os pobres, com as telhas, com os tijolinhos...o senhor acha é... que vai sair de graça! Não vai não. O Candidato RICO se for eleito ele vai querer recuperar o que ele gastou. E, é ai..., nesta hora... que o pobre vai pagar a conta, porque não percebeu que votou em um Candidato que não vai trabalhar pelo povo.

 

Eleitor José Fernandes fica com mais dúvidas.:

- Agora lascou de vez...já não entendi mais nada. O candidato rico vem na minha comunidade. Pede o voto. Promete que vai dar tijolinho, telhas e o escambau...ele não entrega nada. Leva os votos do pessoal da comunidade. Ganha a eleição e depois some e é nós os pobres que vamos pagar o que ele roubar. Ai lascou tudo. O pobre além de não ter recebido o que o candidato RICO prometeu, o pobre ainda tem que pagar a conta. Ave égua. Ai, fomos roubados duas vezes.

 

Candidato Álvaro Jeronymo diz:

Compreende agora que quem é o culpado é o eleitor senhor José Fernandes, pelo arrombo que os políticos causam.

Se o eleitor votar com consciência, Sr. José, os desvios de dinheiro público vai parar. Se o eleitor escolher com sabedoria e escolher candidato que tem ética e tem propostas, ai tudo vai mudar.

Por isso, Sr. José, é importante ficar longe de candidatos que ficam prometendo o que não podem e não vão poder cumprir. Outra coisa. Nada de pegar papelzinho de político no chão, nem na boca de urna. Tem que conhecer as propostas dos candidatos.

 

Eleitor José Fernandes ainda continua com pequenas dúvidas:

 

É seu Álvaro Jeronymo, ainda estou com dúvida. Se eu voto neste ai que disse que ia fazer as coisas e nada fez, o que eu deveria fazer então. Porque eles falam bonito e o povo acredita. Eles falam tantas coisas que deixa até o eleitor tonto que acaba votando. Como devemos fazer Seu Álvaro Jeronymo.

 

O Pré Candidato a Vereador Álvaro Jeronymo responde:

Olha, Sr. José Fernades, é importante saber de onde vem seu candidato. Qual a história dele. Porque ele quer ser candidato. Tudo isto é importante saber pois é ai que vamos ver se ele vai fazer algo pelo povo ou algo pelo bolso dele. É importante saber se o candidato tem projetos, é importante que ele fale dos projetos que vai querer fazer. Coisa simples e não leva nem 10 minutos para ler o material de campanha do candidato. Em 10 ou 20 minutos você já vai mudar a história de São Paulo.

 

Eleitor Responde... e em seguida pergunta:  

Estou compreendendo, mas o que o senhor me diz das pessoas que falam que tudo é igual e que nada vai mudar.

O que o senhor me diz daquele pobre que fala que não vai votar no candidato do bairro porque ele o candidato é pobre, só porque o candidato mora no bairro.

É até estranho perguntar isso, pois sei que o senhor é morador do bairro periférico, sabemos que o senhor é da quebrada e é alguém como nós. Porém, o que o senhor pode dizer para essas pessoas que disseram que o pobre quer ir para a política para fazer a mesma coisa.

O que o senhor me diz sobre isso, Senhor Álvaro Jeronymo?

 

O pré candidato a Vereador Álvaro Jeronymo responde:

Veja Sr. José Fernandes, o eleitor diz que não gosta de política e isso é ruim pois ele vai ter que indicar alguém para representar ele.

O eleitor vai ter que indicar um representante que vai fazer lei para todos. Caso o eleitor votar em um candidato Rico o rico não sabe as necessidades verdadeira do pobre e não vai fazer leis que possa beneficiar a comunidade.

O rico conhece das questões dos ricos e o que os ricos querem é ficar cada vez mais ricos. Vereador Rico não vai se interessar em fazer nada pela comunidade. Agora, o candidato morador do bairro, morador da periferia ele conhece a situação do bairro e o que é importante para desenvolver a comunidade. E, uma vez que o candidato que é da quebrada e sabe das necessidades o candidato pobre vai criar leis que possam beneficiar a toda a comunidade periférica. Possivelmente o candidato Pobre vai ter um olhar diferenciado e trabalhar de maneira mais justa para toda a comunidade do entorno.

 

Eleitor volta a Perguntar:

Tá, então o que o CANDIDATO POBRE pode fazer pelo pobre. Pois se o CANDIDATO RICO vai para lá para querer ficar mais rico, então qual a proposta para acabarmos com estes desvios de dinheiro que vemos e ouvimos a toda hora.

 

Pré-Candidato Álvaro Jeronymo Responde.

Existem vários fatores. O primeiro é a ética. As pessoas devem conhecer seus candidatos. As pessoas devem acompanhar o mandato deles. Vai ter um monte de mentira que vão dizer, porém quando conhecemos um candidato e acompanhamos os passos dele nós sabemos se estão falando verdades ou mentiras. Temos que acompanhar as questões do dia a dia pelo jornal, por uma revista, pela internet...etc, mas temos que acompanhar.

 

Eleitor Pergunta novamente:

Compreendido, mas não é fácil ficar acompanhando o dia a dia do candidato. Ninguém tem tempo para isso. Temos que trabalhar, levar filhos para escola, cuidar de casa e ainda cuidar de vereador ou qualquer outro político?... Ah, ai não dá... pode contar outra senhor Álvaro Jeronymo.

Quero ver o senhor sair desta saia justa. Agora me explique. Vamos... estou ouvindo:

 

Candidato Álvaro Jeronymo volta a explicar, com toda paciência:

Olha senhor José Fernandes, o senhor está correto, não dá para acompanhar 100% o tempo de um candidato, mas o senhor pode encaminhar um e-mail para a assessoria e pedir o relatório do que foi feito naquele mês, qual foi o projeto apresentado, as pautas votadas.

Pode perguntar como está a agenda do candidato. O senhor pode fazer isto uma vez a cada 3 meses e com isso o senhor pode ir acompanhando o seu candidato.  

Saiba Sr. José Fernandes que é dever do candidato mostrar o que ele está desenvolvendo. Afinal os candidatos estão na Câmara Municipal representando o povo e, como eu Alvaro Jeronymo, estou pedindo o seu voto, eu sei da minha responsabilidade e terei todo um cuidado para representar com sabedoria e respeito o voto que me foi dado.

o Voto do eleitor é sagrado e deve ser bem representado, pois quando o eleitor vota em um candidato ele está depositando UM VOTO DE CONFIANÇA no Candidato.

Quando o eleitor vota com consciência, começamos a mudar o Cenário político, pois o eleitor pesquisou e escolheu um nome. E, se o nome escolhido do candidato a vereador por São Paulo for o meu “ Alvaro Jeronymo” sei que vou honrar a confiança depositada em meu nome.

Viu como faz a diferença escolher bem um candidato. Por isso é importante saber em quem o senhor votou para poder cobrar quando ele estiver no poder e se chegou lá e nada fizer ai é só não votar nele na próxima eleição.

O que é bom deve ficar e o que é ruim deve ser mandado embora.  

 

Eleitor continua a questionar, e manda mais uma:

Está vendo senhor Candidato Álvaro Jeronymo, até o senhor já está falando bonito. Porém, ainda não falou dos projetos que o candidato pobre pode apresentar, então, quais projetos o senhor defenderá e tem para apresentar a nós?

 

Pré Candidato a Vereador Álvaro Jeronymo, diz:

Pois Bem senhor Eleitor José Fernandes, veja:

Nossa bandeira é sem dúvidas a EDUCAÇÃO. A valorização dos profissionais da educação é importante para melhorar a qualidade do ensino público.

A valorização dos profissionais da Gestão administrativa, ou seja, temos que valorizar os educadores como um todo. Logo, nosso trabalho será pela valorização da educação cujos pais, alunos, professores, Agentes de organização Escolar, Diretores, todos possam juntos melhorar o padrão da escola Pública.

Eu sempre digo que precisamos melhorar a a escola pública para que nossos jovens tenham motivo para estudar.

É importante direcionar uma educação inclusiva onde todos possam acompanhar e ser compreendidos para no futuro, quando o jovem for trabalhar, ele possa saber fazer um bom uso do que aprendeu em sala de aula.

Temos que ter uma educação que motive aos alunos assim como os professores, ambos respeitando os seus espaços e assim valorizando o espaço educacional.

A ideia será levar projetos ao executivo de espaços e lugares onde poderá ser construídas creches e pré-escolas, cobrar lazer e cultura, cobrar investimento e projetos sociais para atender a toda a comunidade.  

São pequenas ações que irá facilitar a vida de inúmeros cidadãos. E, o que vamos fazer muito é fiscalizar e acompanhar os investimentos públicos para que não haja verbas sendo desperdiçadas.

Vamos propor auditorias públicas com participação da comunidade, visto que nós que pagamos os impostos queremos saber onde os impostos estão sendo aplicados.

 

Eleitor Elogia e volta a questionar novamente:

Tudo bem, foi muito boa a explicação, mas agora que o senhor está explicando eu quero saber mais.

Como eu posso falar para os amigos do bairro em que moramos que o senhor vai ser diferente.

Como podemos saber que o senhor não vai fazer igual aos outros, já estamos cansados desta falta de respeito com o povo.

 

Pré Candidato a Vereador Álvaro Jeronymo, responde:

É simples. Más para responder terei que contar uma historinha dentro da história...Vamos lá!

Então, você sabe Sr. José Fernandes a diferença do eleitor que vai às urnas já sabendo em qual Candidato vai votar?

Sabe o que acontece se o eleitor escolhe errado ou anula o voto ou pega papelzinho no chão, ou vota em Branco?

 

Eleitor Sr. José Fernandes responde:

Sim, são perguntas simples de responder.

A meu ver quem vai para a urna sabendo sobre o seu candidato é mais certo porque podemos acompanhar o mandato durante os 4 anos, o senhor explicou isso.

Agora, se a pessoa anula o voto ele não vai acompanhar nada e nem vai saber nada. Não é isso.

 

O Pré Candidato a Vereador,  Álvaro Jeronymo, responde:

É quase isso. Você está correto, em partes, mas vamos ajudar a melhorar a sua resposta.

Está Preparado... então, veja bem:

Quando um eleitor sabe em quem votar, por exemplo, você José Fernandes vai votar no Pré-Candidato Álvaro Jeronymo para ser o Vereador que vai honrar o seu voto.

Então eu estarei na Câmara municipal para representar o José Fernandes e outros eleitores. Logo, eu estarei lá na Câmara legislativa fiscalizando o orçamento e outros temas, irei apresentar projetos e informarei os meus passos para os que acreditaram em mim e depositaram o voto de confiança. Pois bem, esta será uma das minhas responsabilidades, além de ser ético e respeitador. E, o mais importante, ouvir a voz que vem das ruas e de quem votou em mim.

Agora a segunda situação. Veja bem...

Quando o eleitor não vota em ninguém. Quando o eleitor anula seu voto ou vota em branco, ele não vai saber de quem cobrar. Ele não vai saber quem entrou com seu voto, por isso ninguém que lá está, aqueles que fazem as coisas erradas, nenhum deles vão respeitar você que votou errado ou anulou o voto ou votou em branco. Ninguém vai respeitar pois que entrou não deveria ter entrado. Ele não tem projeto e entrou porque ele comprou alguns votos e outras pessoas anularam os votos não dando a portunidade de dar o voto para alguém sério.

É muito importante saber votar, pois são 55 vereadores e não são todos que estão nas páginas policiais. Muitos vereadores que lá estão votam pelos interesses dos ricos e deles próprios.

Temos muitos vereadores e políticos que honram o voto que receberam e são éticos, mas podemos olhar no cenário político e ver que tem muitos que não estão nem ai com o povo. Por isso é importante não votar em Branco e nem anular o voto. Devemos escolher alguém que tenha projeto e proposta.

 

Eleitor José Fernandes, pergunta um pouco mais sobre votar em branco ou anular o voto:

Sr Alvaro Jeronymo, meu candidato a Vereador por São Paulo. Entendi que não podemos anular nem votar em branco, pois se fizermos isso pode o candidato safado ganhar, pois ests votos nulos e brancos podem fazer falta para um candidato ético e honesto. Agora sim, compreendi.

Bem, eu sei que estou questionado muito.

 

O Pré-Candidato a Vereador,  Álvaro Jeronymo, responde:

Não tem problema, Sr. José Fernandes, pode perguntar pois devo honrar e respeitar o seu, devo atender e tirar todas as dúvidas.

Eleitor José Fernandes, pergunta sobre o voto nulo:

Senhor, Álvaro Jeronymo, está compreendido, porém, me explique só mais um dedinho: Como pode alguém ganhar se os votos foram anulados?  Preciso entender um pouquinho mais, para explicar aos colegas.

 

O Pré-Candidato a Vereador Álvaro Jeronymo responde:

Sim, Sr. José Fernandes, vou sim explicar, novamente com mais detalhes...vamos lá!

Para ficar bem mais fácil vou tentar criar um exemplo com números e com três candidatos...ok.

Veja bem, vamos supor que temos em São Paulo um total de Um mil cidadão. (1.000) Logo, temos três candidatos.

Temos o Candidato Rico que é o “Barão de Quasquaqua”;

Temos o Candidato classe média que é o “Espertalhão o Tião Gavião” e;

Temos o candidato Pobre que é o Candidato da comunidade, o candidato “Pobre Honesto”.

Enfim, os candidatos estão preparados para apresentar as propostas. E, para vencer a eleição para se tornar um VEREADOR é preciso que o candidato mais votado tenha no mínimo 500 votos ou, vence, quem tiver o maior número de votos.

Compreendido até aqui!    Beleza...

 

Vejamos o exemplo do candidato dos RICOS:

Caso o Barão de quasquaquá fale com seus eleitores e consiga fazer as festas, os churrascos, aquele rega bofe danado e chegue na periferia e faça aquela propaganda mentirosa, promete o que não pode atender, e os eleitores ricos e pobres aceitem a ladainha e promessa mentirosas, ele o BARÃO DE QUASQUAQUÁ, o candidato dos RICOS, vai sair com os apoios porque ele prometeu o que não vai poder cumprir e gastou dinheiro entregando cestas básicas, fazendo show na periferia.

Veja, as pessoas acharam que ele por ser rico ele deveria ter um voto de confiança e  350 pessoas disseram que iria votar nele, e votaram.  Estes eleitores pobres acreditaram nas mentiras que o Barão contou... Porém,  tudo o que o Barão gastou com os ricos e com os pobres ele vai dar um jeitinho de recuperar, pois sabemos que quem joga dinheiro para o ar vai querer recuperar de algum lugar.

E quem vai pagar a conta do Barão de Quasquaquá é o POBRE que votou no RICO.

 

Vejamos o exemplo do candidato da Clásse Média:

O candidato da classe média, o “Espertalhão Tiao Gavião” que já havia passado a perna nos eleitores. Porém os eleitores esqueceram, pois ele trocou de partido. Assim, este espertalhão  o tião gavião , malandro, esperto, sempre na surdina pois já tinha saído nas páginas dos jornais como o espertalhão, ele ficava cada vez mais abusado. Logo aqueles que estavam descrentes e não gostão de política e que não sabem que o tião é sacana, não sabem que ele roubou e desviou verba, pois o eleitor nada ve de jornais, não lê e não gosta de política, acaba deixando passar e vota neste espertalhão...afinal, para este eleitor que não está nem ai, que diz que tudo é igual, ele acha que para ele nada vai mudar.

Então, este espertalhão consegue alguns votos pois temos eleitores que não lê, não sabe um pouquinho para poder ao menos barrar estes bandidos. Como temos eleitores que estão desligados, que não gosta e nem acompanha política, estes eleitores despreparados e desatentos votaram no Tião Gavião... o terrível Safadão. E no final, o que acontece... o Tião Gavião conseguiu 250 votos... vejam, 250 pessoas votaram no bandido do Tião.

 

Vejamos o exemplo do candidato da Comunidade o POBRE HONESTO:

Os eleitores ao ouvir o candidato POBRE HONESTO já logo começam a dizer uns para o outros, Veja lá, é o Candidato do Bairro, é o candidato POBRE HONESTO.

E os eleitores continuam, vocês viram, ele é da área da Educação, tem boas propostas, é honesto e da comunidade.

Em uma das propostas Ele disse que quer fiscalizar e acompanhar de perto todo o andamento político das verbas que são aplicadas na educação municipal, fiscalizar as verbas em infraestrutura e cultura.

Se ele tiver força vamos conseguir mudar a comunidade. Ele, além de nos representar vai trabalhar junto com a comunidade, vai cobrar a implementação de projetos aos finais de semana e inclusão digital para os jovens e adultos, além de alfabetização social para a terceira idade e quem mais desejar.

São bons projetos e eu gostei, vou votar nele e chamar mais pessoas para ouvir as propostas.

Já...

Um outro eleitor do meio pobre comenta que também gostou da ideia e das propostas, disse que é um candidato, pobre honesto, e que por ser uma pessoa da comunidade vai dar o voto e acompanhar o mandato. ... porém...

... Outro eleitor da comunidade, chamada Martinha, diz: ...ah, não sei não. A política está muito suja, tem muita gente lá querendo levar vantagem. Eu acho que é tudo igual...

.... Outro eleitor entra na conversa e contesta... Que que isso Martinha, não podemos dizer que é tudo igual. Temos que dar uma oportunidade, temos que comparar as propostas. O cara é do bairro, o Candidato é do nosso meio e está sempre próximo, sempre caminhou junto com os movimentos por melhoria do bairro e tem boas propostas.

Precisamos ouvir e precisamos fazer as mudanças e escolher os que estão entre nós. Desde que sejam honestos e trabalhador. Você conhece o candidato, você já viu a história dele no site que ele tem. Dê uma olhada e você vai mudar de ideia e vai vir ajudar a nossa comunidade.

Assim, após os argumentos a eleitora concorda em rever seu posicionamento para tentar fazer as mudanças, pois ela pensou e concordou, se ela não mudar o pensamento tudo vai continuar como sempre foi.

Enfim, depois de o candidato Pobre Honesto falar sobre os projetos e proposta e de dizer que vai levar a ética para dentro da política ele conseguiu conquistar 330 votos, Porém a quantidade de votos não foi suficiente para superar os votos do candidato rico mentiroso.

O candidato Pobre Honesto não conseguiu os votos suficientes pois os Todos os Ricos votaram no Candidato RICO MENTIROSO.

Muitos Pobres acreditaram nas mentiras do Rico Mentiroso e teve uma grande quantidade de pobre que votou no Rico Mentiroso. E com isso, todos os eleitores Ricos votaram no Candidato RICO MENTIROSO e muitos eleitores pobres votaram no candidato RICO MENTIROSO. 

O correto era os eleitores Pobres analisar e dar uma oportunidade para o Candidato Pobre Honesto

Qual foi o resultado...

...Com isso, chegou ao grande dia e os candidatos tiveram os seguintes números:

O candidato Rico Mentiroso teve 350 votos, o candidato classe média o Espertalhão Tião Gavião teve 250 votos e o candidato Pobre Honesto teve 330 votos.

Os votos Brancos foram 30 e os votos nulos foram 70.

Agora, veja que os votos brancos e nulos, eles poderiam ter feito toda a diferença se tivessem sido dado ao candidato Pobre Honesto.

Se as pessoas quisessem mudar algo elas votariam no candidato Pobre honesto, que foi o único que apresentou propostas verdadeiras.

As pessoas devem votar com consciência, não podem pegar santinho de político no chão. Os Eleitores, somente eles, conseguem fazer as mudanças e esta mudança se dá com o voto.

Não podemos Anular nem votar em Branco.

Veja a diferença que o Voto Branco e Nulo Faz. Estes votos mudam uma eleição.

Vamos as comparações:

O Candidato Pobre Honestoconseguiu 330 votos.

Os que votaram em branco e os que anularam o voto se quisessem mudar o jogo atual eles votariam no candidato Pobre Honesto e os 330 + 70 = seriam 400 votos. Com o total de 400 votos o Candidato Pobre Honesto teria vencido a eleição e toda a comunidade seria vencedora.

Portanto, temos que comparar e analisar. A política pode mudar se nós mudarmos nosso pensamento e atitude.

Não adianta falar que nada vai mudar se a mudança não começar com a gente.

Mude sua atitude, converse com seu amigo, com sua amiga. Se queremos mudanças temos que fazer as mudanças necessárias. Temos que começar a mudar nossa atitude.

Comece a dar valor para as pequenas mudanças, vamos juntos fazer a diferença porque um político sozinho não consegue mudar muita coisa, más se a população estiver junta tenha a certeza de que vamos conseguir fazer a revolução.

Você é diferente do outro, pense nisso. Então, você sendo diferente pode sim dizer que as coisas podem mudar.

Pois bem, até uma pedra pode mudar de lugar, basta você ter a atitude de fazer a mudança dela.

Você pode fazer a mudança. Acredite nisso!

Você tem o dever de ajudar a melhor esta cidade de São Paulo pois ela é sua também.

Você pode escolher um vereador que possa estar ao seu lado e te representar. Estou pedindo-lhe esta oportunidade, para juntos fazermos a diferença.

Venha, vamos juntos fazer as mudanças que queremos, faça parte da nossa campanha e venha junto ser parte do mandato do vereador. Seja você um apoiador da campanha.

Você é a diferença, você faz a diferença. Vem comigo, não deixe que os outros digam para você que tudo é igual, que nada vai mudar. Se ele não mudar a pedra de onde ela está, realmente, nada mudará. Por isso eu digo. A mudança quem faz somos nós.

Venha somar, vamos mudar o que vemos que seja necessário mudar. Mesmo que tenhamos que mudar tudo, mas juntos vamos conseguir.

Lembre-se: a mudança começa com a gente, se quisermos mudar algo, nós conseguimos, basta acreditar.

Leia propostas em nossa página na internet. Traga uma sugestão e juntos vamos fazer as mudanças que são Paulo Precisa.

A nossa cidade Precisa de nós! Vem com agente.

 

Álvaro Jeronymo 

Pré Candidato a Vereador por São Paulo.

Vamos juntos, Vencer 

Vamos  mudar nossa comunidade para melhor. 

A mudança começa com agente. Não anule seu voto. Não vote Em Branco.

Lembre-se:

O Eleitor Rico vota no  Candidato Rico;

O Eleitor classe média, vota no candidato Classe média.

Já, o Eleitor Pobre, quando não anula o voto ele vota no Candidato dos Ricos. Isso tem que mudar.

 

 


HIPERTENSÃO ARTERIAL - por Enfermeira Jussara Nazário

Olá Caros leitores.

Esta pandemia está deixando todos muito preocupados. Não é!

Temos que estar preocupados sim e por isso convidei uma amiga, a  enfermeira Jussara, para escrever um pouco sobre as doenças silenciosa. Esta enfermeira nos presenteou com duas pérolas, ou seja, duas belas matérias as quais vou reproduzir em meu blog para que os leitores possam compreender um pouco mais sobre elas.

A primeira será a respeito da Hipertensão e a segunda, que será redigida em um outro post, irá discorrer sobre a Anemia Falciforme. 

Bom, vamos a leitura da matéria sobre a hipertensão, será importante você compartilhar para que mais pessoas possam se precaver.

-----------------------------Segue o texto

HIPERTENSÃO ARTERIAL

 

PRESSÃO ALTA, O QUE É:

É uma doença crônica, causada pelo aumento da pressão que o sangue exerce nos vasos sanguíneos. É muito perigosa e assintomática, isto é, nem sempre tem sintomas.

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído pelo corpo.

Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 140\90 mm\mg.

A pressão alta ou hipertensão é um dos principais fatores de riscos para ocorrências do acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurismas, insuficiência renal e cardíaca.

Este problema é herdado dos pais, em 90% dos casos, mas temos vários fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo. Temos outros fatores que geralmente passam despercebidos mas que são gatilhos para a elevação da pressão arterial como: exposição ao sol, tempo frio, alimentos picantes, vento, bebidas quentes e produtos de cuidados da pele.

Vale lembrar que estudos apontam que na raça negra a hipertensão é 24,2% maior comparada a adultos pardos (20,0%) e nos brancos (22,1%). Numa comparação entre todas as demais etnias, a doença atinge 11,1% da população indígena; 10% da amarela; 26,3% da parda/mulata; 29,4% da branca e 34,8% da negra

CAUSAS DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

       Hereditariedade em 90% dos casos

       Fumo

       Consumo de bebidas alcoólicas

       Obesidade

       Estresse

       Elevado consumo de sal

       Níveis elevados de colesterol

       Falta de atividades físicas

       Idade acima de 65 anos

Além desses fatores, sabe-se que a incidência da hipertensão arterial é maior em pessoas da raça negra, em diabéticos e aumenta com a idade.

SINTOMAS

Só aparecem quando a pressão excede os limites da normalidade e podem ocorrer: dores no peito, dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraquezas, visão embaçada, sangramento nasal ou ainda dores no estômago ou não aparecer sintoma nenhum, principalmente em pessoas da raça negra.

TRATAMENTO

A hipertensão arterial não tem cura, mas tem tratamento e ela pode ser controlada, porém, somente o médico poderá determinar o melhor método para cada pessoa.

O SUS oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde e também pelo programa de farmácia popular.

Para se ter uma ideia da gravidade da doença no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão arterial!

  • REF BIBLIOGRÁFICA
  • MANUAL ANVISA – MS CARTILHA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL.


Texto Elaborada pela conteudista e Enfermeira:
Jussara Nazário de Lima –    COREN- RJ 235.666



CONSTRUINDO UM VOCABULÁRIO ANTIRRACISTA


Vou aqui replicar uma matéria de uma pessoa querida. Ela é Jornalista e escreveu um texto sensacional. Vale a pena conferir. Caso queira ler o texto na fonte, basta acessar o link:


----------------------------------------------

"A noite foi exaustiva.

O sono, nada reparador.

As oito horas em que deveria descansar o corpo físico foram recheadas de  frases de fortalecimento, de ação afirmativa do estar negro, estar negra na vida, explicando, à exaustão, quem somos.

Ao mesmo tempo, velhas frases, mal ditas, apareciam piscando, em luz neon, garrafais…

Impossível dormir.

Assim surgiu a coluna desta semana. No sonho-pesadelo, eu podia jurar que já havia explicado o mal embutido na Língua Portuguesa por conta do racismo, além dos obstáculos concretos no acesso a direitos, bens e serviços.

Nem tudo tem a ver com condições dignas de vida, saúde e educação. Existem os efeitos colaterais… a baixa autoestima, os problemas de aceitação, de ordem psicológica e até o desejo de morte.

Segundo pesquisa do instituto Psychology of Addictive Behaviors, vítimas de racismo são mais propensas a ter problemas com álcool, drogas e depressão.

Em meu sonho-pesadelo, dizia para mim mesmo: muda de assunto, falar disso machuca feridas ainda abertas, infectadas.Tudo é crime, previsto em lei! Sem direito à fiança. Mas enquanto a Justiça falha, a vida se perde entre os dedos.

Trata-se da Lei 7.716/1989.

Mas meus argumentos – com os fantasmas da noite – de nada adiantavam!

E eu acordava, exausta, angustiada…

Quando conseguia, mais uma vez, fechar os olhos, lá estavam elas, de novo, em letras garrafais, luz neon, movimentando-se em cores vibrantes, gritando na minha mente.

Só quando clareou o dia, eu entendi: nem sonho nem pesadelo, vida real, cotidiana.

Ubuntu

Ubuntu, palavra bantu, sintetiza uma filosofia africana de fraternidade:

Sou quem sou porque somos todos”.

Ela ensina que ninguém consegue ser feliz quando a maioria está sofrendo, está com a alma triste.

E este é o ponto: eu, pessoalmente, não sou vítima de racismo no meu cotidiano. Mas sou vítima de racismo, todo dia, como povo, como preta.

Cada vez que um pescoço negro é comprimido pela polícia, que um jovem negro é assassinado, que uma criança negra cai do alto de um prédio, que uma mulher é violada, que um estudante preto troca o livro pela droga, a família pela rua, o alimento na mesa pela comida do lixo, eu sinto a mesma dor.

A miséria tem cor

Talvez por isso esta invasão no sonho, como um grito, um pedido de minha alma, para que eu insista, para que eu, mais uma vez, chame atenção para o que não deve ser dito.

Palavras têm energia. Falam mais do que as letras que as compõem.

Engole a frase

Quando eu era criança, minha mãe dizia “engole o choro”. Acredito que muita mãe já ouviu e já disse isso.

Hoje, a gente sabe que “engole o choro” é tudo que não se deve dizer, porque impede que o outro manifeste seu sentir, sua emoção, sua dor. E tal repressão se reflete na vida adulta.

Mas engole a frase, acredito, pode ser um bom gatilho para começarmos a pensar antes de lançar frases declaradamente racistas.

Autoconhecimento transforma quando vem acompanhado de reeducação.

Expressões que perpetuam o racismo

O professor de biologia Luiz Henrique Rosa reuniu seus alunos para um levantamento sobre expressões de cunho racista no ambiente escolar. Os estudantes contabilizaram 360 expressões em uma única escola do Rio de Janeiro! O projeto “Qual é a graça” evidenciou a violência simbólica, sutil, embutida nas brincadeiras e aparentes elogios que lançam mão de características físicas na sua construção.

Quando expressões como❌ “mulata”❌ “ovelha negra”  ou ❌ “a coisa tá preta” se tornam naturais. E é indício de o quanto a opressão e o preconceito estão incorporados à visão de mundo das pessoas – comenta o professor Luiz Henrique.

Por isso, aqui, vamos nos obrigar a repetir e explicar o significado pejorativo de algumas delas. E, ainda, colocar o sinal de proibido na frente, para que tais expressões sejam eliminadas do vocabulário, da nossa língua corrente, das nossas conversas, do nosso pensar:

❌ “Serviço de preto”  sinônimo de tarefa malfeita, realizada de forma errada, associação racista à qualidade do nosso trabalho;

❌“Não sou tuas nega” – reproduz a ideia de que mulheres negras não são dignas de respeito, passaporte para a irresponsabilidade afetiva. Referência histórica, que remete às escravas que sofriam abusos e maus-tratos dos senhores brancos.

❌ “Você não é tão negra. Você é uma morena linda” – ensina o dicionário que morena “é mulher com cabelo preto ou castanho, geralmente de tez mais escura do que as louras”. É uma variação da raça branca. E mais: o que a minha beleza tem a ver com a cor da minha pele? Quem diz “Você é uma branca linda?!”

❌ “Você é tão exótica!”  o dicionário também ensina que este adjetivo está ligado ao que não é comum. E nossa beleza é comum, afinal, somos a maioria do povo brasileiro.

   Na expressão ❌a coisa está preta” há o uso do termo preto como valor negativo, uma associação pejorativa, de ser ruim. O mesmo acontece com ❌“mercado negro”, que embute, ainda, um agravante histórico: a origem do termo é ligada ao mercado ilegal de escravos, que passou a vigorar no Brasil após a proibição do tráfico.

Sinônimo de tornar negro, o verbo ❌“denegrir” significa “deturpar, destruir, fazer mal”

E tem também o ❌ “Moço, você trabalha aqui?”. Cuide de não confundir todo negro alto com o segurança de plantão.

Este, aliás, é um dado curioso do racismo à brasileira: ou negros são confundidos com segurança ou com bandidos! Claro, segurança só se estiver de terno preto.

Delivery de drogas

E, assim, entramos na cor da violência, que gera injustiça e morte, na criminalização das drogas.

❌ “Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu.” 

Os presídios estão cheios de pessoas negras, presas com gramas de drogas. Mesmo assim, nada surte efeito na redução do consumo, muito menos na segurança da população. Mas, certamente, tem gerado lucro para traficantes donos de helicópteros com cargos em Brasília, policiais milicianos, donos de “clínicas” de internação obrigatória…

E eu reescrevo a filósofa Djamila Ribeiro.

“O verdadeiro crime de drogas é cometido por esse sistema que lucra em cima da desinformação, do medo e da morte, porém tais carrascos seguem engravatados e sem punição, enquanto meninos lotam masmorras e cemitérios na posse de farelos.”

Lucas Morais da Trindade é um desses. Preso por posse de 10 gramas de maconha, foi condenado a cinco anos e quatro meses de reclusão.

Lucas nasceu negro. Teve três habeas corpus negados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Teve Covid-19 na cela. Teve atestado de óbito com data de 4 de julho de 2020, aos 28 anos de idade.

❌ “Negro é traficante, branco é estudante que faz ‘delivery de drogas’.”

Verdades embaraçosas

Apesar dos 350 anos de trabalhos forçados, permanece a insistência em considerar o povo preto sinônimo de vagabundagem!

❌ “Neguinho é muito folgado”

Apesar de nosso leite materno ter alimentado filhos não nascidos de nosso ventre, do nosso conhecimento medicinal ter salvado vidas, da nossa escrita ser importante na literatura mundial, insistem em limitar a nossa existência entre a cozinha e a cama.

 ❌ “Da cor do pecado”

Outra expressão que nos classifica como objeto, que retira a humanidade e hipersexualiza a população negra, sem possibilidade de gerar, escolher e trocar afeto. E mais: relaciona pessoas negras à contravenção, ao ilegal, ao proibido, em contraposição à norma, à pureza e à correção das pessoas brancas que, de verdade, pecaram ao explorar e macular corpos negros.

Apesar da generosidade de partilhar nossos conhecimentos da mata e a força da nossa religiosidade transformaram em crime, logo após a abolição, também estes nossos saberes, nossa conexão com o divino. E ainda hoje, apesar do Estado laico, as religiões de matriz africana são tratadas com intransigência.

Intolerância religiosa é crime, pela Lei 9.459/1997. Mas quem se importa?

É exaustivo ter de repetir-se, insistir no que está mais que provado. Não somos nós os ladrões. Não é nossa a cor da corrupção. Não temos a cor do pecado, do erro. Não somos nós os autores dos maiores crimes contra a humanidade.

O saber, a competência, a amorosidade, a capacidade de perdão, a beleza tudo é em nós. Invejam os nossos cabelos, as formas do nosso corpo, nossos lábios grossos, nosso sorriso largo, nosso caminhar, o tom da nossa pele… Mas nos querem invisíveis. Chega!

❌ “Pelo menos você tem os traços finos” 

Isso não é um elogio. É racismo, é querer desqualificar pela aparência, apesar da inveja. Se fosse tão bom ter traços finos, as clínicas de estética não ganhariam tanto dinheiro!

A noite não foi boa! Por isso o cansaço em mais esta tentativa de fazer despertar, em tirar o véu do olhar, para perceber quem somos. Não como povo preto, mas como povo brasileiro, como o melhor do povo brasileiro.

Quem paga a conta?

Anuário de Segurança Pública 2019, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, informa que, dos mortos pela polícia, 75,4% são negros. E que 90% dessas mortes não são investigadas.

“Eu não quero mais pagar policiais para tratar dessa maneira os jovens negros. Eu quero ter outro tipo de relação com eles”, escreveu o sociólogo Emir Sader, após os recentes episódios de violência policial contra negros no Brasil, que acontecem desde sempre.

Eu, mãe, não quero pagar policiais para ver um jovem negro morrer a cada 23 minutos.

O mais hediondo crime cometido diariamente no Brasil é o genocídio dos jovens negros. Eles morrem às dezenas, todos os dias, sem nomes, sem rostos, sem família. Morrem, acusados de resistência.

E nós pagamos os salários, os armamentos, a munição, os uniformes, os carros, o combustível… Isso é cruel.

“A carne mais barata do mercado
É a carne negra
Tá ligado que não é fácil, né, mano?
Se liga aí

A carne mais barata do mercado é a carne negra
A carne mais barata do mercado é a carne negra
A carne mais barata do mercado é a carne negra
A carne mais barata do mercado é a carne negra
Só-só cego não vê

Que vai de graça pro presídio
E para debaixo do plástico
E vai de graça pro subemprego
E pros hospitais psiquiátricos
A carne mais barata do mercado é a carne negra
Dizem por aí

A carne mais barata do mercado é a carne negra
A carne mais barata do mercado é a carne negra
A carne mais barata do mercado é a carne negra

Que fez e faz história
Segurando esse país no braço, meu irmão
O cabra que não se sente revoltado
Porque o revólver já está engatilhado
E o vingador…”

E nós pagamos os salários, os armamentos, a munição, os uniformes, os carros, o combustível… Isso é cruel. 

A carne mais barata do mercado é a minha carne negra!

A gente precisa se sentir parte. Cansada de ser “invisível”,  pedaço de carne, ❌ “mulata para fornicar”… 

Cansada. 

Cansada do imaginário social, de quem tem “o fetiche de transar com um homem negro” e acredita que isso é postura antirracista.

Claro que o sentimento do homem branco, por conta de tal fetiche, é apenas ❌ “inveja branca”, positiva! (Por favor, percebam que foi uma ironia.)

Na defensiva

Mas nada é por maldade. Tudo é sem querer. Aliás, ter amigos, parceiros sexuais, tataravós, babás e amas-de-leite negros e negras sempre foram argumentos para pessoas brancas falarem de seu amor pelo povo preto e até validar atitudes racistas.

❌ “Eu não enxergo cores, enxergo seres humanos.”

Lindo! Quer dizer que você não percebe seu próprio privilégio. Não há nada de errado e reconhecer que somos diferentes. Enxergar diferenças nos permite reconhecer que, justamente por isso, o tratamento é desigual.

❌ “Nem todo branco é racista.”

Verdade. Quando o assunto é desigualdade, racismo estrutural, institucional, estamos nos referindo ao sistema que dá privilégio a pessoas, não de modo único, mas universal.

❌ “Mas eu sou branco e também sofro racismo, me chamavam de branquelo quando eu era criança.” 

E voltamos ao privilégio branco de nunca ter sido proibido de entrar numa casa noturna, hotel, restaurante; de não receber salário menor exercendo a mesma função; de não ter questionada sua credibilidade intelectual, seu caráter; de não ser seguido em shoppings e supermercados; de perder uma vaga de emprego até por ter um nome afro; de temer pela vida dos seus filhos, tudo por conta da cor da sua pele.

Racismo e preconceito pressupõem atitudes distintas. Racismo é um sistema de poderes que priva negros de direitos iguais. Preconceito é questão de opinião.

❌”Por que não tem dia da consciência humana?”  

E enquanto a desigualdade perdurar em nossa sociedade, teremos de reservar um momento, um dia, um mês, para refletir a questão racial no país, os avanços por mais  inclusão e igualdade e contra a opressão.

 ❌”Hoje em dia tudo é racismo, eu hein…”

Sempre foi. A diferença é que, agora, estamos nos posicionando. Acabou o silêncio.

❌“Mas por que vocês odeiam brancos?!”

A pergunta ao contrário faria mais sentido. Não odiamos ninguém. Queremos direitos iguais, respeito.

Não existe harmonia nem cordialidade em todas estas falas.

Acorda, humanidade, para a riqueza do encontro.

Encontro que não começou bem, é verdade.

E, por isso mesmo, precisa melhorar. É urgente.

Nossa alma não é branca, mas nosso sangue é vermelho."

--------------------------------------------------

Texto Escrito Pela Jornalista Tânia Regina Pinto e eu Álvaro Jeronymo apenas pedi autorização para trazer esta bela matéria para meus leitores. Como dito, o link para o texto segue abaixo:

FONTE: https://www.juicysantos.com.br/indivisibilidade/vozes-pretas/como-o-racismo-se-manifesta-na-linguagem-construindo-um-vocabulario-antirracista/

MOVIMENTO DO QAE/QSE NO PARLAMENTO - NA LUTA PELA APROVAÇÃO DO PL 2531/2021

  MOVIMENTO DOS PROFISSIONAIS DO QUADRO DE APOIO E SECRETARIA ESCOLAR (QAE/QSE) CARTA ABERTA À MARINA SILVA: EM DEFESA DO PISO NACIONAL E ...