Qual o motivo de o Governo do Estado de SP não prorrogar o Edital - 01/2018 referente ao concurso de Agente de Organização Escolar.

Prezados e Prezadas Agentes de Organização do Estado de São Paulo.

 

É sabido que há vagas de Agentes de Organização Escolar a serem preenchidas, más até o momento o Governo não nos atendeu. Já encaminhamos ao Governador Rodrigo Garcia por meio do mandato da Deputada Federal Sâmia Bonfim um Requerimento de informação por meio do ofício 56/2022 de 01/07/2022 e, não sendo atendido, acionamos MPE.

Devido a negligência na informação do Governo Estadual, voltamos a cobrá-lo por meio de uma ação junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo com um pedido de providências para que o Governador atenda aos pleitos e nos informe o motivo da não efetivação dos que foram chamados por meio de contratos precários. Até 0 momento não fomos atendidos e continuamos cobrando uma posição do MPE por meio de acompanhamento da Ação proposta de número 14.0739.0008531/2022-1.

Diante a inércia do Sr. Rodrigo Garcia, atual Governador de São Paulo, e para que não hája ainda mais prejuízo para quem prestou o concurso em epígrafe, pedimos a prorrogação do concurso a fim de que o certame não perca sua validade. 

Sabemos que tal prorrogação é um ato que cabe exclusivamente ao Governo do Estado e portanto, pedimos por meio das parlamentares Mônica Seixas e Sâmia Bomfim que o Governo do Estado olhe para a pauta da educação e atenda ao pedido dos que foram aprovados no concurso de 2018.

Segue abaixo a íntegra do pedido encaminhado dia 11de outubro ao Governo do Estado.

Eu, Álvaro Jeronymo, quero aproveitar neste momento para agradecer ao empenho da equipe da Assessoria da Deputada Estadual Mônica Seixas e à equipe da Deputada Federal Sâmia Bomfim. 

Por fim, quero também agradecer à abertura de diálogo que estas parlamentares, Monica Seixas e Sâmia Bomfim, estão nos proporcionando. 

Em mesmo, eu Álvaro Jeronymo, não tendo conseguido os votos necessários para tornar-me um Deputado Federal, informo por meio desta nota, que continuarei na luta em busca de melhorias para a nossa categoria. Lembrando, que tais lutas serão demandadas conforme nosso tempo e nossos recursos próprios. Contamos com todos na busca por melhorias.


Atenciosamente, 

Alvaro Jeronymo

Suplente de Deputado Federal - PSOL


Íntegra da Solicitação de prorrogação - Ofício 76/2022 de 11/10/2022.






Vamos nos atentar nesta eleição. Já pedimos por diversas vezes a prorrogação e a efetivação de quem passou no concurso. Cabe ao Governo Convocar e Efetivar e ele só enrolou, eu não boto fé neles, por isto vou de Haddad 13 e Lula 13.



Propositura de Lei para prorrogar o concurso de Agente de Organização Escolar do ano de 2018.

 Projeto (modelo) de lei complementar número XXXX de outubro de 2022

Artigo 1º - Fica autorizado o Governo do Estado de São Paulo a prorrogar a vigência do Concurso Público - 001/2018 - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Agente de Organização Escolar 2018, o qual foi HOMOLOGADO EM DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO EM 18/12/2018.

 

Artigo 2º - Fica o Concurso de 2018 tendo a vigência alterada para 31/12/2023 e todos os remanescentes deverão ter prioridades na efetivação, conforme dotação orçamentária.

 

Artigo 3º - A presente lei complementar entra em vigor na data de sua publicação. 

 

Justificativa

 

Temos visto que hoje há escolas em que tem apenas um agente de organização escolar para desenvolver os serviços de pagamento, elaboração de históricos, receber merendas e materiais administrativos, livros acadêmicos, além de atender aos professores, aos pais, alunos, e  de dar atenção a outras demandas da necessidade da gestão.

 

Diante a tudo isto vemos que há um déficit de mais de 18 mil Agentes de Organização Escolar e temos em andamento o concurso de 2018 homologado em 18/12/2018 cujos aprovados podem ser aproveitados para serem efetivados no Estado. Lembrando que este concurso de 2018 por meio do  DECRETO Nº 65.463, DE 12 DE JANEIRO DE 2021 ficou suspenso de 12/01/2021 até 31/12/2021 devido a redução de despesas com pessoal no período da pandemia.

 

Vemos que não há motivo para o Estado gastar dinheiro com a propositura de  um novo concurso antes de chamar e efetivar a todos que passaram no concurso de 2018 o qual encontra-se em vigência.  Com a prorrogação deste certame sabemos que o Estado irá economizar, uma vez que já há aprovados e homologados aguardando a convocação para desempenhar suas atividades.

 

Para finalizar, é sabido que estes profissionais são importantes na organização das escolas e por isto pedimos a renovação do concurso em questão.

 

atenciosamente,

(Material preparado e enviado para equipe da parlamentar Mônica - Alesp/SP)

 

===========

Informações sobre os dados da seduc https://sedusp.selecao.net.br/informacoes/2/

 

DOE DE 15/12/2020 Resolução Seduc-94, de 14-12-2020 Dispõe sobre Prorrogação de Prazo de Validade do Concurso Público para Provimento de Cargos de Agente de Organização Escolar - 2018 O Secretário da Educação, com fundamento no parágrafo 1º do artigo 1º do Decreto 63.651/2018, e considerando os termos do inciso III do artigo 37 da Constituição Federal e do inciso III do artigo 115 da Constituição Estadual, resolve: Artigo 1º - Prorrogar por mais 2 anos, a partir de 18-12- 2020, o prazo de validade do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargo de Agente de Organização Escolar, realizado consoante autorização governamental exarada no Processo SE-431-14 (SG-863.744-17), com Despacho publicado no D.O. de 7-9-2017, homologado no D.O. de 18-12-2018. Artigo 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

======

 

O  DECRETO Nº 65.463, DE 12 DE JANEIRO DE 2021 

Este refere-se ao tempo de suspensão do chamado dos concursados de 2018


Vamos encurralar a suposta direita que diz ser contra o servidor público este que trabalha duro o tempo todo

 Prezada colega e prezados colegas... sabemos que muitos da sociedade defendem a terceirização e há no meio de nós, alguns concursados, ingênuos, que acham que a direita vai fazer algo por nós.


Vamos lá... A Direita está apenas aguardando o momento certo para dar o bote.

Tenho certeza de que os apoios dados a nós pela direita atual foi mais para ferrar uns (professores) em detrimento de outros (apoio da educação) e mesmo assim o projeto foi bem mal elaborado, porque muitos ficaram de fora do Reenquadramento e o governo nos negou o Abono e retirou as abonadas. (Não esqueçam Artur do Val (o mamãe falei) e outros que chamam os servidores de vagabundos e o Paulo Guedes que nos chamou de parasitas.

Dá pra notar que quem elaborou o último plano para nossa carreira não estava nem aí para o profissional de apoio, nós que não somos professores, mas sim educadores. Sabemos que quem elaborou o projeto dito plano de carreira estavam querendo atacar os professores, pois o plano veio nos atender de maneira precária, não atenderam nossa demanda em separar em três e haja vista muitos do apoio não terem sido beneficiados até o momento, mas estão correndo atrás, quando a meu ver um governo sério não faz está segregação absurda.

Contudo há aqueles que defendem a terceirização, estando no serviço público, e eu não compreendo o que passa na cabeça de tal defensor se o mesmo é concursado. Alguns destes ficam pedindo apoio pra direita e o resultado nunca chega, a não ser alguns pontos que são aprovados, desde que prejudique outrem, já mencionei um exemplo.

Agora, a direita é maioria e porque não resolvem a nossa situação? A direita está no poder, estão em maioria na Alesp, estão em maioria no congresso, mas não nos deram o abono e nem descongelaram nosso tempo. Tempo este trabalhado em época de pandemia.

Tá difícil de verem que é a direita atual que está barrando tudo, porque por mais que a esquerda queira, ela é voto vencido. É só levantar as votações, muitos votos na direita, uma Alesp pronta para tirar nossos direitos, e já começaram.

Se a direita quisesse mudar algo na questão dos secretários e oficiais administrativo já teriam feito, tinha o Dória e o Rodrigo que agora está com o Tarcísio, estes sempre ficaram contra o servidor público.

O Governo Dória e o Rodrigo Garcia só ferram os funcionários, agora o último se alinha ao candidato do Bolsonaro que é alinhado a Zambelli. Pergunto: algum servidor acha que vão fazer algo pelo setor público, todos estes são contra servidores e já estão jogando a sociedade contra nós. Caso duvidem é só conversarem com as pessoas que não são concursadas e perguntarem o que acham dos servidores públicos. 

O Governo não autorizou mais contratados de 2018 e há um enorme déficit de servidores. Alguns colegas concursados estão trabalhando com contratos precários, nem eles e nem os secretários e alguns outros AOEs tiveram o Reenquadramento concretizado. 

O Governo não sinaliza a possibilidade de prorrogação do concurso de 2018 e nem a prorrogação do Reenquadramento.

Já entrei com requerimento de informação junto ao governo do estado, por meio do apoio político da Deputada Federal Samia Bonfim e o governo nada respondeu. Com isso, por meio da assessoria jurídico da Deputada em questão entramos com representação no Ministério Público e o processo está rolando, mas quero deixar registrado que a direita se quisesse faria as mudanças que estamos pedindo.

Então: vamos encurralar a direita, se querem nossos votos, coloquem no diário oficial a contratação e efetivação de todos os concursados do edital de 2018; Coloquem do Diário Oficial o Pagamento retroativo do nosso Abono; Coloquem no Diário Oficial a Prorrogação do Reenquadramento por mais dois anos e a regularização da situação dos secretários e oficiais administrativos.

Agora, vejamos, com o apoio dado ao Tarcísio é hora de o Rodrigo sinalizar que vai colocar estes pontos registrados no Diário Oficial. Vamos encurralar quem nos encurralou este tempo todo. E aí Rodrigo, vai atender a todos os requerimentos e ao ministério público? Se não nos atender qual motivo de votarmos em quem está com a caneta e nada faz por nós. Será que devemos assinar um cheque em branco para você que está apoiando o Tarcísio, se nem nos atender vocês atendem. Agora queremos tudo registrado no Diário Oficial para decidirmos nosso apoio.

Estamos nós AOEs, secretários, oficiais administrativos e demais servidores do apoio escolar a deriva e sem rumo e o pior sabemos que colegas concursados vão votar em quem já declarou ser contra servidores públicos. 

Por isso vou deixar registrado que eu cobrei para que em um futuro próximo possa eu dizer e responder, leia, eu fiz minha parte.

Vejo que cabe a quem defende estes que nos atacam pedir para que eles olhem pelos cargos que estão sem o devido Reenquadramento e sem a efetivação do seu concurso, porque sabemos que todos prestaram uma prova, foram aprovados e classificados e o concurso está homologado. Agora o governo precisa fazer a parte dele, ou seja, precisa chamar e efetivar a todos os aprovados do concurso de 2018.

Atenciosamente,
Álvaro Jeronymo
16/10/2022.


Atenção!!! Não vamos votar apenas em Presidente em 2022. Muita atenção na hora de votar para não anular o seu voto

 Hoje queremos informar que há muito em jogo em uma eleição. Primeiro que muitas pessoas não sabem nem quem são os que irão concorrer ao pleito do atual ano. Sabem apenas que terá eleição em 2022, mas não sabem a data e muito menos quem são todos os candidatos.

Resolvi com este post trazer para alguns eleitores os nomes aos quais os futuros parlamentares desejam se candidatar. Enfim, para presidente todos sabemos e, inclusive tem uma disputa que a meu ver não deveria existir, uma vez que o atual presidente e sua equipe econômica estão deixando a desejar.

Pensando em auxiliar escrevo os cargos dos futuros parlamentares. Haverá a disputa para o cargo de Presidente da República, para o Senado, para Governador do Estado, para Deputado Federal e Deputado Estadual.  Agora que já sabemos vamos descrever no próximo post as funções e atribuições de cada um dos parlamentares. Até a próxima.


BOCA NO TROMBONE - HÁ MUITOS ERROS OCORRENDO POR FALTA DE FISCALIZAÇÃO

Espaço para relacionar os relatos dos profissionais da educação.


11/07/2022 - SP

Relato da Colega Cíntia - Agente de Organização Escolar Contratada.

"Bom dia pessoal, eu ouvi que alguém comentou sobre férias, eu também estava nesta luta e eu cobrei a fazenda, cobrei todos que eu podia cobrar, inclusive cobrei a GOE da unidade e hoje dia 11/07 recebi um valor. Este valor não está em minha folha suplementar mas recebi um valor "X" que é exatamente o valor que eu deveria ter recebido e está descrito como Secretaria da Fazenda, logo eu creio que eu tenha recebido as férias. Para quem falou que se estivessem atestado não iria receber(o que é um absurdo) posso dizer que eu tive atestado de covide e eu falta abonada e também falta médica, portanto, eu recebi e todos a meu ver devem receber também. Agora, a questão é: o meu contrato foi encerrado em fevereiro de 2022 e o advogado falou que a fazenda teria que ter pago no máximo em 30 ou 60 dias e como pagaram em julho de 2022 é apontado pelo advogado que ela, a fazenda, deveria pagar a férias com multa. Diante a isto é cabível entrar com uma ação e eu também trabalhei dois dias a mais devido a bagunça da secretaria que todos conhecem, né. Então, eu acho que vou entrar com uma ação nas pequenas causas para que revejam o contrato e assim verem a multa que não pagaram. Só, preciso verificar a questão da folha complementar que deveria aparecer no holerite, mas não apareceu. Contudo creio eu que todos vão receber, só que faço um alerta, eu não fiquei parada, eu mandei e-mail para a diretoria, fiz ouvidoria, mandei e-mail para a secretaria da fazenda, mandei fiz ouvidoria na fazenda, na SEDUC. Eu atirei para todos os lugares e meu conselho é que façam isso para que eles vejam e vocês recebam".

Relato da Srta Cintia AOE contratada do último concurso de 2018 - Relato autorizado a sua divulgação. telefone 11...94682 .****SP


*********


SP 06/07/2022

Relato da Colega Vanessa - Agente de Organização Escolar Efetiva.

"Eu ingressei em janeiro de 2012 e em 2018 realizei a prova de mérito no qual obtive o aumento de 35% sobre a base  do meu salário. Recebi este valor até o reenquadramento. Com este novo reenquadramento fui para a faixa 5 , mas o meu benefício de 35% sobre o salário base desapareceu. A meu ver tal benefício deveria continuar sobre o novo salário base, uma vez que eu fiz a prova de mérito e conquistei os 35%. Logo, não caberia esta minha conquista ser retirada porque meus proventos foi reenquadrado na nova  faixa, mas sim o valor do novo base ser adicionado dos 35%".

Relato da Srta Vanessa AOE efetivada do último concurso de 2012 - Relato autorizado a sua divulgação. telefone 11...91000 .****SP


********


Iremos adicionando os relatos dos colegas neste espaço do Blog - Cada novo relato será adicionado neste espaço para consultas posteriores.

Este espaço foi criado para relacionar os relatos que acontecem, serão postados os problemas para que outros tenham o acesso e caso se identifiquem com ele possam relatar também e assim vamos todos em busca da solução. Cada relato será adicionado neste espaço para pesquisas dos colegas.

A ideia deste boca no trombone é de Alvaro Jeronymo - AOE efetivo
para maiores contato  - zap (11) 9-4756-1598



Classificação de Grau de vulnerabilidade diferente para a mesma escola.

Ao Governador do Estado de São Paulo.

C/c Seduc - CGRH

É lamentável o que anda ocorrendo na educação. Este governo por meio de secretários que não sabem da realidade do chão da Escola Pública vêm segregados e não é de hoje que o pessoal do quadro do magistério e do quadro de apoio escolar são desrespeitados por este governo.

A bola da vez é o governo classificar em grau de altíssima vulnerabilidade uma escola para aplicar o percentual de "ALE" para o grupo dos professores a mesma escola é classificada em grau de vulnerabilidade Alta ou médio para os funcionários do quadro de Apoio Escolar. Não dá para acreditar que está acontecendo mais um episódio de segregação, em plena luz do dia.

Faz-se necessário que a classificação seja corrigida. Não podemos aceitar mais esses tipos de erros. 

A discrepância é tanta que alguns colegas já teceram comentários:

Primeiro comentário.

" A minha diretora foi esfaqueada, mas para ela não há perigo não, ou seja, ela nem morreu, foi quase"

Olha o absurdo que uma má gestão causa.

Segundo comentário.

"Precisamos de uma explicação de como funciona a questão do "ALE" uma vez que ele veio para balancear as escolas que não tem funcionários os há escolas que estão no mesmo bairro com diferença de um quilômetro, logo, qual classificação foi usada para distribuição dos recursos (LE)."

Há muitos outros comentários, mas é necessário que o governo veja que não estamos mais em sono profundo, queremos avisar que acordamos e estamos prontos para cobrar o que é nosso por direito.

Esperamos que a empresa que desenvolveu a classificação reveja imediatamente o erro cometido ou informe qual o método de pesquisa que foi utilizado. Precisamos de uma resposta urgente.

Texto elaborado pelo criador de conteúdo, Álvaro Jeronymo


Requerimento de Informações encaminhada ao Governador Rodrigo Garcia. Ofício n.

Conforme conversado em reunião virtual com a Deputada Federal Sâmia Bonfim e sua assessora Sra. Joyce, segue um dos encaminhamentos dentre os 4 propostos a serem desenvolvidos. Abaixo segue o print do ofício encaminhado. Lembrando que será dado encaminhamento aos demais pleitos solicitados em reunião - Of. 56/2022 / Gab. 623.




Alvaro Jeronymo - A luta é pra valer. 

Questionamento feito ao Governador Rodrigo Garcia através do Mandato da Deputada Federal Sâmia Bonfim

 Ao Governador do Estado de São Paulo

Sr. Rodrigo Garcia

Assunto: Requerimento de Informação - 001/2022

Venho respeitosamente por meio deste requerimento solicitar com urgência as respostas sobre alguns pontos que pairam sobre o concurso para Agente de Organização escolar datado do ano de 2018 cujos agentes queixam-se de que não estão sendo aproveitados nem mesmo efetivados.

Seguem as perguntas as quais precisamos de respostas urgentes  - A respeito do concurso de 2018:

1 - Há pessoas que foram chamadas para escolher as vagas e foram efetivadas e, neste mesmo concurso, há pessoas que foram chamadas para escolher a vaga e foram efetivadas? Por qual motivo não foram todos efetivados, uma vez que há déficit de mais de 18 mil agentes de organização escolar.

2 - Dentre os que foram contratados há alguns que não receberam férias e nem mesmo gozaram delas. Pergunta-se: Qual motivo de estas pessoas não gozarem as férias e nem receberem, uma vez que as férias é um direito de todos?

3 - Há pessoas contratadas que estão perguntando qual motivo de serem dispensadas após prestarem serviços por um ano e logo em seguida chamaram novos trabalhadores, do concurso em questão, quando o correto seria efetivar quem já estava trabalhando. Qual motivo desta dispensa sem uma devida justificativa e sem as devidas indenizações?

4 -  Por qual motivo está ocorrendo atraso no pagamento das férias para os que são contratados, isto quando estes recebem, pois há relatos de que muitos não receberam nada e não gozaram delas?

5 - A lei já diz que se tem um concurso em vigência não pode ser aberto outro enquanto não efetivarem todos os remanescentes do último concurso. Diante a isto, por que não efetivam todos ao invés de abrir processos seletivos?

6 - Não nos efetiva e o governo não segue as regras da CLT? Qual o motivo? Quando o empregador não cumpre com o direito às férias do empregado, após os 12 meses paga -se multa. No caso dos servidores contratados em 2019, há mais de 2 anos, sem gozo e sem remuneração das férias, por qual motivo não respeitam a regra da CLT uma vez que estão fazendo contratos com o pessoal do concurso de 2018.


atenciosamente
Deputada Federal Sâmia Bomfim
Coautor - Álvaro Jeronymo.
 

========= 
=========


Ao Governador do Estado de São Paulo
Sr. Rodrigo Garcia

Assunto: Requerimento de Informação - 002/2022

Venho respeitosamente por meio deste requerimento solicitar com urgência as respostas sobre alguns pontos que pairam sobre o plano de carreira que foi elaborado pelo então Governador João Dória e este deixou muitas carreiras fora do plano em questão.

1 - A lei 1361/21 que deveria contemplar a todos os profissionais de apoio à educação escolar, entrou em vigor contemplando alguns funcionários e deixou de contemplar outros. Isto, por si só, já não caracteriza que o princípio da isonomia foi deixado de lado. Diante a isto, qual regra foi usada para criar esta desigualdade entre os funcionários?

2 - Alguns quadros de profissionais ficaram fora do re-enquadramento, por qual motivo o governo não regulariza a situação destes profissionais, com a correção da tabela dos cargos que estão em extinção, uma vez que há mais de duas mil pessoas na ativa, lembrando que os cargos só serão declarados vagos na vacância.



atenciosamente
Deputada Federal Sâmia Bomfim
Coautor - Álvaro Jeronymo 

AOE do concurso de 2018 lutam pela sua efetivação.

 Hoje, dia 23/05/2022, eu, Álvaro Jeronymo, estive reunido com a Srta Joyce e o Advogado Felipe, ambos assessores da Deputada Federal Sâmia Bonfim, e com mais 28 agentes de organização contratados pelo Governo do Estado de São Paulo.

Criamos um grupo de pessoas que foram contratadas do último concurso datado de 2018 para discutir algumas ações que possa vir a provocar o ministério público do Estado de São Paulo.

A reunião virtual deu-se pelo fato de que há pessoas que fizeram a prova do concurso de 2018 e não foram até o momento efetivados. O Governo efetivou alguns candidatos, no ano de 2019, e os remanescentes o governo está chamando por meio de contrato precário. É lamentável esta falta de isonomia que vemos acontecer por parte do governo e não há nenhuma providência.

O Setor de recursos humanos da secretaria da educação não tem um norte e nem um documento que possa os orientar, pois um departamento, dentro de uma diretoria regional, dá uma informação e outro acaba dando outra totalmente ao contrário. Seguem dois relatos:

"Há contratados que foram chamados já em 2019 e até hoje estão sem a devida efetivação, sem as férias e sem os dias de descanso - relato da Alexsandra"

¨No comunicado da minha DE está escrito que eu não vou tirar férias no último ano do meu contrato pois ele não vai completar 1 ano, mas como pode ver a própria DE menciona que todos os contratos serão prorrogados até 31/12/2022 - relato da Caroline."

São tantas aberrações e por falta de fiscalização dos órgãos públicos a secretaria da educação faz o que lhe convém. Por isso, vamos seguir com algumas ações que seguem relacionadas abaixo: 

1 - Vamos elaborar um ROL de perguntas para que a Secretaria da Educação responda a todas;

2 - Vamos entrar com uma ação junto ao ministério público do Estado de São Paulo questionando sobre a quebra do princípio da Isonomia

3 - O Advogado irá preparar uma ação para discutir a constitucionalidade dos atos administrativos criados pela Secretaria da Educação;

Sendo o que havia para ser apresentando, subscrevo.

Álvaro Jeronymo - AOE - LESTE 3 SP

#EmBuscaDeMelhoriasParaTodos








Reunião com a Deputada Federal Sâmia Bonfim e o QAE/QSE.


No dia de hoje, 13 de maio de 2022, algumas pessoas tiveram a oportunidade de ter uma reunião com a Deputada Federal Sâmia Bonfim. 

A reunião teve como tema principal encontrar um caminho para regularizar a situação dos Secretários de Escola e todos os demais cargos do quadro de apoio e do quadro de serviço escolar que ficaram sem o devido reenquadramento.

Eu, Álvaro Jeronymo, Agente de Organização Escolar, fiz uma fala inicial apontando algumas irregularidades, como o congelamento da contagem de tempo dos servidores públicos da educação, falei sobre a falta de respeito com os profissionais do quadro de apoio, no que se refere a pagamento do Abono, porque fomos essenciais na pandemia, mas para recebermos o Abono não somos essenciais. Falei ainda a respeito da importância de termos um piso salarial  nacional dos profissionais de apoio da educação.

A colega Secretária de Escola, Senhora Maria, fez uma fala sobre os problemas que estão passando, pois o governo ao criar a lei 1361/21 criou uma grande separação de cargos e não contemplou em nada aos secretários, lembrando ela que o cargo está em extinção, mas as pessoas estão trabalhando nas suas unidades como os demais profissionais do quadro de apoio, por este motivo faz se necessário a devida valorização de todos e encontrar uma saída para ao menos criar uma tabela para os secretários no modelo feito para os AOE´s, acrescentando nas tabelas dos secretários as faixas cujas competências para o reenquadramento dos secretários possa ter faixa para graduação e pós graduação.

A colega Secretária Senhora Mônica falou da importância de serem reconhecidas e valorizadas e informou que já encaminhou um documento ao Governo do Estado de São Paulo cobrando a correção das ultimas leis aprovadas no governo  para que todos que foram deixados sem a devida valorização possa enfim ser contemplados. As falas tanto da Sra Mônica quanto da Senhora Maria, foram diretas e focou na desigualdade criada pelo governo do estado. (Abaixo encontra a íntegra do documento enviado para o Governo). Como encaminhamento a senhora Mônica pediu para que seja criado o piso nacional afim de contemplar a todos ou que seja revisto por meio jurídico o que de fato dá para fazer e corrigir a lei 1361/21 criada para causar desentendimentos entre os profissionais do mesmo ambiente escolar. 


A colega  Agente de Organização Escolar, senhora Aline Gondim, fez um apontamento para que a Sâmia possa apresentar emendas ao projeto de lei 3817 que encontra-se na câmara federal, projeto de autoria do  então Deputado Federal Eduardo Bismarque. Como tal projeto nasce contemplando apenas os secretários de escola a Aline pede para que a parlamentar Sra. Sâmia veja o que pode ser feito para dar andamento no projeto em questão e acrescente os demais profissionais do apoio da educação.

Após estas falas a Deputada Federal Sâmia Bonfim fez uma explanação técnica a respeito do que ela ouviu. Foi direta e disse que poderia consultar a consultoria jurídica da câmara federal cujo órgão dá os devidos pareceres sobre alguns fatos, apontando ou não se tal lei criada é inconstitucional, e a partir deste caminho pode conversar com os colegas de bancada para apresentar propostas que possa corrigir os erros. Em relação ao congelamento da contagem de tempo e ao piso nacional. Contudo, ficou a cargo da Senhora Joyce dar os encaminhamentos técnicos e fazer os devidos pareceres para a consultoria jurídica, pois desta forma a parlamentar disse poder ter os caminhos a seguir, com total embasamento jurídico. Foi falado também pela parlamentar que é possível que ela solicite ao pessoal da assembleia legislativa que seja feito os devidos requerimentos, por intermédio da Deputada Estadual Mônica Seixas, cobrando o governo  e secretários da educação do estado de São Paulo a respeito do baixo valor que está sendo pago como vale alimentação, além cobrar uma posição do governo sobre a falta de enquadramento dos demais profissionais do apoio da educação na última lei aprovada, questionamento estes que poderão ser feitos pela parlamentar Mônica da assembleia legislativa de São Paulo..

Após estas falas, a Sra. Maria fez algumas complementações, falando sobre os terceirizados, disse que não concorda com tais situações pois está ruim os serviços apresentados na unidade escolar onde ela trabalha. A senhora Mônica, secretária, fez também seus agradecimentos e reforçou a necessidade de serem também reconhecidas pois ninguém merece ser desrespeitado e, por fim, a senhora Joyce fez a fala final apresentando os encaminhamentos abaixo a serem desenvolvidos:

1 - Somar na luta pelo piso salarial  nacional dos profissionais da educação;

2 - Questionar a secretaria da educação sobre a quebra de isonomia entre os servidores;

3 - Realizar audiência pública pelo mandato;

4 - Conversar com os parlamentares da Alesp para que os mesmos questionem as diferenças pagas nos vales alimentação, onde um grupo recebe 25 reais e outros recebem apenas 12 reais.

Eu, Alvaro Jeronymo, quero agradecer a oportunidade de termos esta conversa e vamos acompanhar os encaminhamentos e possíveis soluções que a assessoria da nobre Deputada Sâmia poderá trazer para todos. Agradeço a participação de todos com suas falas e dos participantes que postaram as manifestações no chat ou só acompanharam, pois é com a nossa união que vamos conseguir derrubar os parlamentares que não nos representam.

Os documentos enviados pelas Secretárias foram encaminhados para a assessoria da parlamentar.


No mais, temos que seguir na luta, hoje e sempre!


 

====================================

Carta na íntegra dos Secretários de Escola. (Encaminhada pela Sra. Mônica)

Esclarecimentos sobre a situação dos SECRETÁRIOS DE ESCOLA e demais cargos do QAE a serem extintos na vacância.

A Lei Complementar nº 1361 de 21/10/2021, alterou a tabela salarial e o plano de carreira, que eram regidos pela LC 144/2011, incluindo novas oportunidades somente para um cargo do Quadro de Apoio Escolar. Somente o cargo de Agente de Organização Escolar, foi contemplado com uma nova tabela salarial e com novas oportunidades de promoção. Nós Secretários de Escolas, assim como os demais cargos a serem extintos na vacância somo simplesmente ignorados.

Somos aproximadamente 1500 Secretários de Escola da Rede Estadual de Ensino, e, fomos extremamente prejudicados com o fato de não termos sido abrangidos no novo plano de carreira constante da Lei Complementar nº 1361 de 21/10/2021, uma vez que não nos deram as mesmas oportunidades que concederam aos servidores ocupantes do cargo de Agente de Organização Escolar (AOE).

Esclarecemos que, apesar de nosso cargo estar em extinção, desempenhamos na secretaria das escolas, todas as tarefas em conjunto com os AOEs, conforme institui a Resolução SE 52 de 09/08/2011, ou seja, fazemos parte do mesmo grupo de servidores pela natureza das atividades exercidas, tanto é que em todos estes anos a estrutura de vencimentos de cada um destes cargos, pertencentes ao mesmo Quadro de Apoio Escolar (QAE), sempre caminharam paralelamente, obedecendo ao princípio da Isonomia salarial, ou seja, com o mesmo regramento evolutivo e com as mesmas proporções.

Com isso, o fato de neste momento terem dado uma oportunidade tão especial somente para os AOEs, causou em todos nós um sentimento de desprezo e de desvalorização.

Consideramos válido lembrar que o cargo de Secretário de Escola, antes de existir a Lei Complementar nº 1144 de 11/07/2011, era considerado cargo de chefia de secretaria, tanto é que durante os impedimentos legais, era substituído por servidor AOE, que recebia a diferença salarial pela substituição. E temos ainda a frisar que os Secretários exercem as tarefas mais complexas, mesmo após o cargo ter sido colocado em extinção, tais servidores herdaram em seus locais de trabalho a cobrança pela continuidade da execução destes trabalhos mais complexos, principalmente devido ao conhecimento e capacidade adquirida até então.

Não sabemos o real motivo, mas com a criação da LC 1144/2011, apesar de não ser um cargo obsoleto e sem importância devido ao grande volume de tarefas importantes que exercemos, o governo colocou o nosso cargo em extinção, e criou a função de Gerente de Organização Escolar (GOE). Apesar da atitude de colocar o cargo em extinção, o Governo demonstrou reconhecer a competência dos Secretários, pois definiu inicialmente que exerceríamos a gerência, e até hoje a maioria permanece na função.

Gostaríamos muito de saber o motivo pelo qual essa Secretaria não incluiu o cargo de Secretário de Escola, e demais cargos extintos do QAE, no mesmo direito de valorização da carreira que concederam aos AOEs. Vale ressaltar que o cargo em extinção na vacância não é um cargo extinto. Os cargos estão ativos até a vacância. E os funcionários continuam realizando todas as funções, cumprindo com suas responsabilidades e tendo seus direitos garantidos.

Se a Isonomia Salarial for descumprida com relação a estes cargos, como demonstra a desigualdade de tratamento imposta pela LC 1361/2021, os Secretários de Escola, que a princípio recebiam salário superior ao dos AOEs, passarão a receber bem menos que eles e até no caso dos Secretários designados Gerentes de Organização Escolar, mesmo com todo o peso da responsabilidade da função, e mesmo com o adicional do Pró-Labore, haverá ainda situações em que o salário continuará menor que o dos AOEs, o que causa grande incoerência, já que o que é responsável pela gestão receberá remuneração menor que os servidores sem essa responsabilidade.

Nós, Secretários, sempre fomos servidores dedicados e comprometidos com o nosso trabalho, zelando pela prestação de um serviço de qualidade a toda comunidade escolar e consideramo-nos merecedores da valorização de uma nova carreira.


Conforme exposto acima, pedimos especial atenção para com a nossa demanda, criando condições para que nós também tenhamos essa oportunidade.


=================================


Carta na íntegra dos Secretários de Escola. (Encaminhada pela Sra. Maria)

Excelentíssimo Senhor Governador Rodrigo Garcia!

Vimos pelo Presente solicitar sua atenção no que tange a atualização de tabela de Plano de Carreira dos cargos do Quadro de Apoio escolar, colocados em extinção na vacância na LC 1144/2011.

Esse quadro é composto por 4 cargos: Assistente de Administração Escolar ( AAE), Secretários de Escola, Agente de Organização Escolar (AOE) e Agente de Serviços Escolares (ASE).

Recentemente, com o advento das LC’s 1361/21 alterada pela 1374/2022 foi realizada a atualização de tabela somente do cargo de Agente de Organização Escolar, fato absolutamente injusto, haja vista que todos os cargos têm extrema relevância dentro do ambiente escolar e encontram-se com valores altamente defasados em suas tabelas.

Neste documento daremos ênfase aos cargos de Secretários de Escola e Assistente de Administração Escolar, por se tratar de cargos que ingressaram através de concursos nos quais exigia-se nível de escolaridade e conhecimento muito acima dos AOE’s, com alto grau de complexidade e concorrência, além de toda a responsabilidade na execução das tarefas no âmbito escolar.

É difícil conviver com a ideia de que funcionários absolutamente dedicados ao trabalho, ao aprendizado contínuo, a cumprir as metas e prazos estabelecidos, que se dedicam ao máximo para exercer com presteza seu trabalho sejam simplesmente esquecidos e ignorados por esta Gestão, já que mesmo após termos sido colocados na condição de extintos na Vacância ( vide art 86 da Lei 10261/68), nunca fomos deixados de fora em gestões anteriores, tendo sempre nossas tabelas atualizadas e oportunidades de crescimento junto aos demais cargos.

Estamos falando de cargos em que a grande maioria das pessoas já têm curso superior, pós graduação, foram aprovados em recorrentes certificações para exercer a função de GOE com um percentual bastante relevante ainda na função o que denota ainda mais o quanto estamos ativos e , sobretudo, nossa relevância na composição da pirâmide escolar.

Funcionários sempre dedicados, hoje nos encontramos absolutamente desestimulados, desmotivados e injustiçados com esse plano de carreira excludente, trazendo segregação entre os cargos do QAE, uma vez que há Assistentes De Administração e Secretários de Escola sofrendo até mesmo assédio e episódios vexatórios de alguns colegas AOEs.

Tendo conhecimento de sua capacidade e também da sua equipe, em razão disso, não nos restam dúvidas que têm o conhecimento do quanto um funcionário desmotivado não gera bons resultados e do quanto isso influência no ambiente organizacional.

À exemplo da discrepância entre os valores, hoje uma agente de Organização Escolar com nível médio técnico, terá vencimentos maiores do que nós com nível superior, fato que vai na contramão ao princípio da isonomia, disposto no art 124 da Constituição Estadual. 

À guisa de conclusão e com o propósito de sermos coerentes, coesos e, sobretudo, objetivos com a questão abordada, reiteramos que estamos solicitando uma atualização de valores nas tabelas de promoção, com a inclusão de uma faixa de pós graduação, tal qual foi executada com os AOE’s, explicitando abaixo as tabelas vigentes 







*Estrutura II – Agentes de organização Escolar
*Estrutura III – Cargos em extinção.

Certos de sua presteza e consideração, agradecemos antecipadamente.

Tenha um bom dia



Resumo elaborado por Alvaro Jeronymo
A luta é todo dia. Todo dia é dia de luta.
#QAE/QSE MELHORIAS JÁ!




MOVIMENTO DO QAE/QSE NO PARLAMENTO - NA LUTA PELA APROVAÇÃO DO PL 2531/2021

  MOVIMENTO DOS PROFISSIONAIS DO QUADRO DE APOIO E SECRETARIA ESCOLAR (QAE/QSE) CARTA ABERTA À MARINA SILVA: EM DEFESA DO PISO NACIONAL E ...